Jornal In Foco Publicidade 1200x90
18/09/2018 às 14h23min - Atualizada em 18/09/2018 às 14h23min

​Nação Madureira realiza campanha Setembro Amarelo em Canaã dos Carajás

Falar sobre suicídio é importante. É uma questão de saúde pública e é extremamente necessário.

Alex Rocha - Jornal In Foco
Alex Rocha
Setembro Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV) que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 nesse mês, busca-se a conscientização e a prevenção do suicídio, é possível entrar em contato com o CVV através do telefone, de maneira gratuita.

Basta ligar para o número 188 ou 141 (no caso dos estados do Maranhão, Paraná, Pará e Bahia). O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. Também é possível acessar o chat online, enviar um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento físico.

Setembro é o mês escolhido pois é o mesmo mês do Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, realizado no dia 10 de setembro.

Hoje, o suicídio no Brasil faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer é a segunda causa mais comum de morte de jovens.

O assunto é um tabu, por isso, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o principal objetivo das campanhas é reduzir em 10% a mortalidade por suicídio até 2020.

O Brasil está entre os países que assinou o Plano de Ação em Saúde Mental 2015-2020 lançado pela OPAS com objetivo de acompanhar o número anual de mortes e o desenvolvimento de programas de prevenção.


Pastor Ibanês Taveira

A igreja Madureira de Canaã, vendo essa necessidade de ajudar por conta de vivenciar de perto alguns fatos, resolveu fazer uma campanha voltada para a juventude, dando início no mês de junho, com palestras e encontros onde profissionais da saúde abordaram sobre automutilação, depressão e como detectar quem está em um estado delicado, direcionando sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida.


Juventude da Igreja Madureira

No mês de setembro os jovens saíram no desfile 7 de setembro representando todo o Ministério Madureira levando o tema para todo o município, fazendo um lindo movimento onde abraçaram a causa mostrando a sociedade que é um caso muito sério que realmente está acontecendo dentro da cidade, assim abrindo os olhos de muitos pais.


Nação Madureira no Desfile Civico 7 de Setembro

A Missionária Glayce Robinson presidente dos adolescentes em Canaã dos Carajás, é a principal responsável pela campanha onde vivenciou de perto algumas situações na comunidade, por conta disso teve a iniciativa de abordar o assunto com os adolescentes. Em conversa Gleyce anunciou sobre os próximos passos depois do fim da campanha “Após o encerramento vamos juntar todo o corpo da igreja Nação Madureira e fazer uma mobilização indo novamente para as ruas e escolas, reforçando sobre o assunto. ”


Glayce Robinson Presidente de Adolescentes em Canaã dos Carajás, Pastor Junior Ventura e sua Esposa

Existem certos fatores de risco que aumentam as chances de alguém apresentar pensamentos e tentativas suicidas. São eles:

* Tentativas anteriores;
* Abuso de substâncias;
* Ter entre 15 e 35 anos ou mais de 75 anos;
* Histórico de suicídio familiar;
* Falta de vínculos sociais e familiares;
* Doenças terminais ou incapacitantes;
* Desemprego;
* Declínio social;
* Divórcio;
* Estresse continuado.

A campanha teve continuidade no último sábado (17), no 13° Congresso de Adolescentes da Assembleia de Deus Ministério Madureira (CONJADEM) em Curionópolis com a pregação do Pastor Júnior Ventura onde abordou sobre as causas que levam os jovens ao suicídio, e a tarde por volta das 16h à Nação Madureira (2ª Macrorregião) levou o tema as principais ruas do município na marcha pra Jesus. O tema será abordado também em Rondon do Pará, na 2º etapa do congresso de Adolescentes que acontecerá nos dias 21 a 23 de setembro.


Pastor Junior Ventura abordando sobre o Setembro Amarelo no Congresso de Adolescentes


Congregação de Canaã na Macha pra Jesus


Pastor Junior Ventura o responsável por encerrar a campanha, falou a importância da campanha “Através da campanha sendo realizada nesse congresso tenho certeza que muitas vidas foram impactadas, com a palavra que gera vida, uma vez que você tem o significado o que é viver, as coisas que te entristecem perdem o valor, o que as pessoas precisam é de vida e isso a igreja pode oferecer.


Pastor Junior Ventura 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90