14/09/2018 às 10h25min - Atualizada em 14/09/2018 às 10h25min

Funcel realiza a primeira etapa das entregas dos uniformes da Zumba e Capoeira.

Stephanny Sousa - Jornal In Foco
Stephanny Sousa
Ontem (13) por volta das 19h à Prefeitura de Canaã dos Carajás, através da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), entregou os novos uniformes para o grupo da Zumba e Capoeira oferecidos pelo projeto NIES (Núcleo de Iniciação Esportiva). As entregas aconteceram no Ginásio Antônio Chorão.

Desde o início do projeto a capoeira e a zumba tem sido bastante procurada pelos moradores do município, juntando apenas os dois, o número de participantes chegam a ser mais de 300. A zumba teve início em março de 2017 e hoje atende cerca de 200 mulheres, divididas entre os bairros Novo Horizonte, Casas Populares, Centro. A entrega terá duas partes, de primeiro momento apenas 100 mulheres foram contempladas.

Para a instrutora Carla, a zumba nada mais é que qualidade de vida “A zumba te traz um grande bem-estar, tem mulheres aqui que chegam estressadas por conta do dia-a-dia e elas saem daqui relaxas.  É saúde, temos bons resultados de algumas dessas mulheres que sentiam dores, hoje não sentem mais. Outras que eram obesas, conseguiram emagrecer e hoje estão a autoestima lá em cima. Então é isso, a Zumba nada mais é que bem-estar e saúde, é qualidade de vida. ”


Instrutora Carla em aula 

Para Celma Mota, 45 anos, participar das aulas de zumba trouxe benefícios “Foi a melhor coisa que já apareceu, porque eu era muito parada em casa e quero que continue, tem muita gente dentro de casa sedentária então é bom que participe, além do mais não se paga nada. Eu tinha dores na costa, na perna, em todos os cantos (risos) e hoje não tenho mais, tudo aliviou (risos). ” Finalizou Celma, aluna.


Celma (a esquerda) com o novo uniforme junto com suas colegas

Já a capoeira tem seus seis anos de existência dentro do município e sempre foi bem procurada, principalmente pelas mães que querem incluir na vida dos filhos o esporte, e tem como professor Paulo Camaleão.


Alunos do projeto Nies jogando capoeira

Paulo voltou recentemente de uma competição em Teresina e conversou com a nossa equipe “Fomos participar da Copa Cajuína, um evento que acontece desde 2003, esse é o quarto ano que fomos participar, graças Deus, mais uma vez voltamos com medalhas para o município, dessa vez eu trouxe duas medalhas por melhor jogo e um troféu por ter subido no pódio em primeiro lugar. ”

Para participar do grupo de Capoeira é necessário ter no mínimo idade 8 anos de idade. Hoje dentro do projeto NIES tem cerca de 60 capoeiristas e todos eles também receberam os uniformes.

O grupo de Capoeira atende cerca de 60 atletas dentro do projeto

Essa ação tem como objetivo incentivar ainda mais o esporte na vida das crianças e adolescentes do município. Para o diretor presidente Gidalton é gratificante poder realizar esse tipo de ação para o projeto “É gratificante ver que eles participam e que gostam de participar do projeto. A gente se sente muito realizado em olhar para essas mulheres satisfeitas com o projeto da zumba e por ver elas sendo contempladas com esses uniformes. Nós estamos contribuindo, estamos fazendo nossa parte. E a tendência é que a gente possa aumentar. ”


Gidalton a esquerda com parceiros 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »