Jornal In Foco Publicidade 1200x90
10/09/2018 às 10h28min - Atualizada em 10/09/2018 às 10h28min

Cavalgada e shows abrem a 32ª Exposição Agropecuária de Marabá

- Jornal In Foco
Kelia Santos
Kelia Santos
Apaixonado por cavalgadas, Wallafe da Rocha participou da Grande Cavalgada, em Marabá, pelo segundo ano consecutivo na comitiva 1120.  “Eu gosto demais de cavalgada, é uma paixão. É uma euforia, nem dormi direito de ansiedade em participar”.

Na 21ª edição, a Grande Cavalgada, realizada no sábado (8), que abriu a 32ª Exposição Agropecuária de Marabá, contou com 38 comitivas da região e, em média, 1800 cavaleiros e amazonas. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá (SPRM), Antônio Vieira Caetano, o aumento de comitivas representa maior unidade do homem do campo.



“Esse ano a cavalgada foi um sucesso, esperávamos 32, mas vieram 38 comitivas. É uma satisfação imensa receber o produtor e ver a união da classe num evento como a Expoama”, garantiu.

Como todos anos, o evento conta com a participação de vários órgãos de segurança e da ONG de proteção aos animais Focinhos Carentes. Ao longo do percurso de quase 15 quilômetros, que vai desde a Rodovia Transamazônica em frente ao Aeroporto de Marabá, passando pela via principal 8 da cidade, até o Parque de Exposições José Francisco Diamantino, o público prestigiou o evento que faz parte do calendário municipal. A assistente social Patrícia Sampaio sempre assiste e, dessa vez, trouxe uma companhia especial, o filho Benjamin.

“Todos os anos eu venho ver por que acho muito bonito e divertido. E essa é a primeira cavalgada dele. É uma cultura que deve ser mantida, precisa ser mais divulgada”, ressaltou.

Esse ano a comitiva da Fazenda Santo Antônio de Curionópolis foi a primeira colocada e ganhou uma motocicleta. Como de costume foi servido um grande almoço no parque, claro, com muito churrasco.

À noite foi momento de prestigiar a abertura oficial com a solenidade na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá. O Presidente do SPRM, Neném do Manelão, como é conhecido, destacou que a Expoama 2018 deve ser melhor que a do ano passado em termos de movimentação financeira, que pode passar dos 40 milhões de reais.

“Essa é a 4ª feira na minha gestão, esse ano tivemos que adiar a data devido a outros eventos que tinham em Marabá e região, mas acredito que esse ano, teremos um evento maior que os anteriores. Esperamos ter um volume de 40 a 50 milhões de reais entre implementos agrícolas e gado leiloado, porque é momento de reposição de bezerros e das reformas de pastagens degradadas, ou seja, o produtor rural está precisando desse implemento para usar agora.”, pontuou o presidente.



Falando em fator econômico, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcus Ticianeli, está ainda mais otimista. “A expectativa mínima na feira é fecharmos 15 milhões em negócios, mas muitos dos negócios tabulados aqui vão sendo fechados no decorrer do período. São financiamentos na aquisição tanto no custeio do bezerro e na reforma de pastagens, além disso aquisição de máquinas e equipamentos que vão aumentar a produtividade dos nossos produtores”, enfatizou.

Na primeira noite, além de curtir as novidades dos mais de 230 expositores, com setor de gastronomia, bares e boates, o público se divertiu nos brinquedos do parque, e ao final aproveitou o show regional de Caio Victor e Tinan, seguidos das duplas Luiza e Maurílio e Humberto e Ronaldo. As amigas Bianca Frazão e Clara Lima.



“A gente vem todos os anos porque é um evento da cidade, muito marcante por conta dos shows, do rodeio, a gente tenta vir no máximo de shows que a gente consegue”, disse Bianca Frazão que foi confirmada pela amiga Clara que a maior expectativa é participar do show do Xandy Aviões.

PROGRAMAÇÃO:
Esse ano a grande novidade é o 1º Encontro de Muladeiros do Norte, que será entre 13 a 16 de setembro, junto dessa programação também acontece a Prova de Marcha de Muares. Dentro da feira algo muito esperado pelo público são os rodeios profissionais que começam na quarta-feira, dia 12, com o show da dupla Maiara e Maraisa e encerram no domingo. Na terça tem show gospel de bandas regionais com entrada franca, na sexta-feira é a vez de Xandy Aviões e no sábado Diego e Arnaldo. Vale destacar que a feira conta com seis leilões de gado de raça, três palestras na área do Direito Agrário e Civil nos dias 10, 11 e 12 de setembro e um Curso de Doma Racional de equinos e muares com certificação, que será ministrado pelo o veterinário Gim Master.

BOX

Shows:
Terça-feira 11 -  show gospel,
Quarta-feira 12, abertura do rodeio, show com Maiara e Maraisa;
Sexta-feira, 14 show com Xand Aviões
Sábado 15 show com a dupla Diego e Arnaldo
Domingo, 16, encerramento do rodeio e feira em geral.
 
Palestras
10/09: Tributação no Agronegócio/ 8h30 - Palestrante: Advogado- Danilo Skaf Elias Teixeira
11/09: Invasão de Propriedade/ 8h30 - Palestrante: Advogado- Petrus Vasconcellos Ludovico de Almeida
12/09: Agronegógio e Planejamento Sucessório/ 8h30 - Palestrante: Advogado- Petrus Vasconcellos Ludovico de Almeida
Curso - Doma Racional de Equinos e Muares - De 10 a 14/09 - Palestrante: veterinário Gim Master
 
Leilões
11/09 – Top das Raças
12/09 – Leilão Virtual criadores do Pará
13/09 – RR Agropecuária e convidados
15/09 – Leilão de Touros Revemar
16/09 – Leilão Especial Top Criador
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90