Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/09/2018 às 15h33min - Atualizada em 04/09/2018 às 15h33min

Você conhece o Polo da UFPA de Canaã dos Carajás?

O Polo da Universidade Federal do Pará já tem 11 anos no município de Canaã.

Alex Rocha - Jornal In Foco
Alex Rocha
A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, situada no estado do Pará. É uma autarquia do governo federal do país, vinculada ao Ministério da Educação e, de acordo com o ranking das universidades do país elaborado pela RUF (Ranking Universitário da Folha de S. Paulo) em 2017, é a melhor, maior e mais conceituada universidade da Região Norte do Brasil, ocupando a 27° colocação nacional.

O Polo da Universidade Federal do Pará já tem 11 anos no município de Canaã. Atualmente oferta dois cursos na modalidade EAD de Administração Pública e Letras, localizado na Rua Muiakatiara próximo ao prédio do CASE, o qual também já ofertou muitas oportunidades, tendo uma trajetória na cidade como:  Cursos ofertados pelo PARFOR e IFPA no qual contribuiu com os cursos de Pedagogia e Geografia.


Biblioteca do Polo da UFPA de Canaã dos Carajás.

No interior do Pará possui 6 polos de ensino pela UFPA que são na cidade de: Jacundá, Canaã dos Carajás, Salinas, Conceição do Araguaia, Dom Eliseu e Juruti.

Maria Raimunda Holanda coordenadora do Polo relatou as expetativas e das novas propostas para a cidade “Canaã pode esperar que virão novos cursos para esse Polo, estamos correndo atrás, a CAPES liberou no portal uma janela para que os coordenadores de polo fizessem o cadastro de cursos dependendo da necessidade da oferta, já foram realizados o cadastro de sete cursos e já foram aprovados dois cursos, um em licenciatura em matemática e outro em licenciatura em ciências biológica. ”


Maria Raimunda Holanda coordenadora do Polo

A coordenadora pedagógica do curso de administração pública professora Fibia Guimarães abordou a importância do curso a distância nos dias atuais “A gente ainda está no paradigma da aula presencial do professor falando e na modalidade EAD, a sala de aula é o que chamamos de AVA que é um ambiente virtual de aprendizado assim permitindo a interação do professor com o aluno através da plataforma. ”


A coordenadora pedagógica do curso de administração pública professora Fibia Guimarães

Henrique Mascarenhas professor do curso de Administração Pública que veio de Belém para ministrar aula, falou do objetivo da disciplina de Macroeconomia para o curso “Temos o principal alvo informar os alunos, futuros administradores públicos sobre a conjuntura econômica como um todo, identificando o crescimento econômico que está ocorrendo, elementos que vai impactar uma hora ou outra dentro da receita municipais e dentro do papel da cidade que é tentar chegar na população os bens serviços essenciais, ensino EAD é muito legal por ser uma dinâmica totalmente diferente da aula presencial e como os alunos tem que ser  autodidatas e disciplinados eles têm que tentar conectar conteúdo por eles mesmo e quando o professor se faz presente eles já têm uma ideia formada vamos apenas tirar as dúvidas.”


Henrique Mascarenhas professor do curso de Administração Pública

Ana Cecília Lourinho, aluna do curso de Administração Pública relatou a importância e experiência de cursar na modalidade EAD “Confesso que eu tive muito receio em efetuar a inscrição no curso de Administração Pública, pois é bem distante da minha área. Como sou formada em Letras, e trabalho como professora de Língua Portuguesa há 9 anos, posso afirmar que o andamento do curso superou minhas expectativas. É uma experiência nova de grande utilidade e proveito profissional, principalmente, por se tratar de uma profissão multidisciplinada, com faces em liderança, mercado, pessoas, processos, resultado, metas e tomada de decisões. É fascinante conhecer as engrenagens que compõem uma organização e entender como funcionam juntas, e principalmente, a importante tarefa de administrar os recursos públicos da melhor maneira possível”.


Turma de Administração Pública do Polo de Canaã dos Carajás.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90