03/09/2018 às 12h13min - Atualizada em 03/09/2018 às 12h13min

Missa do Envio

Foi realizada no dia 02/09 a Missa do Envio, na Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo.

Ricardo Mesquita - Jornal In Foco
Foto: Ricardo Mesquita
A Igreja Católica deu inicio ao 4º Círio de Nossa Senhora de Nazaré neste domingo com a entrega de 100 réplicas da imagem para comunidades, pastorais e grupos de oração, que durante 15 dias irão peregrinar por toda a cidade e também pela zona rural, fazendo com isso a evangelização de 1.500 famílias. Assim como acontece na capital, essa forma de visitação da Imagem Peregrina já se tornou tradição em Canaã dos Carajás.





  


Devoção – Surgida no Século Primeiro

Nossa Senhora de Nazaré surge de uma antiga tradição cristã do primeiro século, que conta que o próprio São José esculpiu uma imagem de Maria em madeira, em Nazaré na Galiléia e que São Lucas Evangelista a pintou.

Mais tarde, a imagem foi levada para o mosteiro de Cauliniana, na Espanha. Depois, já no século VI, no ano de 711, foi levada para Portugal
Com a invasão dos Mouros em Portugal, o rei Rodrigo, último rei visigodo da Península Ibérica, fugiu levando as relíquias de São Brás, São Bartolomeu e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, junto com sua família e com Frei Romano que sempre o acompanhou.

Antes de morrer, Frei Romano escondeu a imagem numa gruta. A imagem ficou ali por mais de 400 anos. Ela foi descoberta em 1182, por pastores que andavam pela região. Por causa da sua simplicidade, beleza e diferença dos padrões de imagens, Nossa Senhora de Nazaré voltou a ser venerada.

Lucas em seu evangelho Capítulo 1 versículos 39 a 45 nos fala da visita de Maria a sua prima Isabel. E Isabel ao ouvir sua voz declara com grande contentamento “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o filho que estás a gerar. Grande honra é esta, a de ser visitada pela mãe do meu Senhor! Quando me deste a tua saudação, no momento em que ouvi a tua voz, o menino saltou de alegria dentro de mim! És feliz por teres crido que Deus cumpriria as coisas que te foram ditas.”

Sendo assim a tradição católica é renovada a cada ano com a visita de Maria nos nossos lares dos seus devotos e assim como Isabel, os católicos sentem grande honra ao recebê-la em seus lares. Devoto de Nossa Senhora o professor André Acácio nos deu o seguinte depoimento “é com grande satisfação que recebo a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, pois sou natural de Belém do Pará, portanto devoto e freqüentador das festas Marianas da capital paraense, e residindo em Canaã continuei essa tradição, dessa forma é uma honra receber a imagem da Mãe do nosso Salvador e participar desse momento de evangelização católica.”
 
Veja na galeria abaixo para mais fotos:
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »