29/08/2018 às 11h51min - Atualizada em 29/08/2018 às 11h51min

Fazendas de placas solares e construção de lombadas são as pautas discutidas na 25° Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Canaã dos Carajás

Stephanny Sousa - Jornal In Foco
Foto: Internet
Como de costume todas as terças-feiras os vereadores de Canaã dos Carajás vão para a Câmara discutir melhorias para a população canaense. Dessa vez a pauta teve três indicações e uma ordem do dia. O vice-prefeito Alexandre dos Santos esteve presente e acompanhou a sessão.

As indicações são dos vereadores João Nunes (MDB) e do vereador Wilson Antônio. A primeira indicação foi a de número 65/2018 do João Nunes onde pede para o executivo a implantação de redutores de velocidade (lombadas) na avenida Minas Gerais, no Bairro Novo Brasil.

A segunda indicação do dia foi do vereador Wilson Leite (PDT) pedindo ao executivo a contratação de uma empresa especializada na implantação de fazenda solar para suprir as necessidades de consumo elétrico das repartições públicas, autarquias e secretarias do município de Canaã dos Carajás.

Por fim a terceira indicação do dia também foi do vereador Wilson Leite, e nela ele pede que seja utilizado recursos do fundo municipal de Desenvolvimento Econômico para financiamento de painéis de capitação de energia solar para micros, pequenos e médios empresários e pessoas físicas de Canaã dos Carajás.

Durante as justificativas o vereador João Nunes disse “Alguns condutores acham até exagerado o número que temos em lombadas, mas é bom lembrar que é necessário porque a lombada reduz a velocidade e isso é para minimizar os problemas e evitar a perda de entes queridos por conta de acidentes ocasionados por excesso de velocidade. ”


Vereador Joãp Nunes MDB 

Wilson Leite, fazendo o uso da tribuna esclareceu suas duas indicações “Uma das nossas preocupações é a estabilidade econômica do nosso município, fazendo um levantamento minucioso do que é o consumo e do desembolso financeiro da nossa cidade para pagar energia elétrica chega a ser R$1.800.000,00 reais. Partindo do princípio da sustentabilidade e da energia limpa eu entendi que era necessário fazer uma pesquisa do que isso significa para o município e eu descobrir que se nós aproveitássemos a oportunidade do governo diante das linhas de crédito, o município teria oportunidade para contratar empresas para implantar uma fazenda de placas solares. Fazendo uma simulação dos valores a prefeitura teria uma redução, pagando então R$700 mil reais. Seria uma economia imensa para o município. Esse tipo de preocupação é importante para o município. ”


Vereador Wilson Leite PDT 

Sobre sua segunda indicação o vereador continuou falando “A minha segunda indicação também é de preocupação com o município, eu sugiro para o senhor prefeito e ao secretário de desenvolvimento econômico que utilizem recursos do fundo municipal do desenvolvimento econômico para que possam financiar esse bem para os nossos empresários e para os microempresários. Cito um exemplo: um supermercado de estrutura grande paga seus dez mil reais em energia se ele instalasse uma placa solar dessas financiadas pelo governo e pagasse cinco mil reais de prestação por mês, ele economizaria cinco mil. Esses cinco mil ele poderia retornar para o comercio dele. Isso é economia participativa, é desenvolvimento econômico para a cidade. ” 

A ordem do dia teve como pauta, modificar o artigo 54 da Lei Orgânica do município onde esclarece sobre a eleição de renovação da mesa diretora da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás. Dando ênfase ao assunto o presidente atual da casa de leis Junior Garra falou  "Que o próximo presidente continue fazendo os trabalhos que eu tenho realizado por esse município. Caso seja eu releeito, continuarei fazendo o meu papel nesta casa que é de fiscalizar todos os projetos de interesse do município. Porque esse é o papel do vereador, fiscalizar." 

A próxima sessão será na terça-feira (04/09) as 18h na Câmara Municipal de Vereadores do município e conta com a presença dos moradores interessados em fiscalizar os projetos de lei de interesse para a cidade. 
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »