16/08/2018 às 15h26min - Atualizada em 16/08/2018 às 15h26min

​Quais são os efeitos colaterais depois de parar de tomar anticoncepcional?

​Quais são os efeitos colaterais depois de parar de tomar anticoncepcional?

- Jornal In Foco
Superela
Superela
Essa, na verdade, é uma dúvida muitíssimo recorrente entre as mulheres, principalmente agora que o diálogo sobre os malefícios da pílula para o nosso corpo está tão em alta.
E sim, esse assunto é realmente importante para que nós possamos aprender ainda mais sobre como cuidar da nossa saúde e ficarmos ainda mais familiarizadas com nossas menstruações.

Já passou da hora de encararmos nosso ciclo menstrual como tabu, né? Saber COMO ele funciona, O QUE você pode fazer para amenizá-lo e conhecer mais opções além das tradicionais é fundamental na vida de qualquer moça empoderada! Então, hoje, a gente vai responder essa pergunta para que NENHUMAZINHA de nossas leitoras sequer fiquem com dúvidas, ok? Se você está pensando em parar de tomar anticoncepcional, vem comigo!

O que você precisa fazer se quiser parar de tomar anticoncepcional?

Pensa comigo: você provavelmente sentiu algumas mudanças e efeitos colaterais quando começou a tomar o anticoncepcional, certo?

 Os mais comuns são náuseas, ganho de peso, maior sensibilidade nos seios, aumento destes etc. Portanto, faz TODO sentido você se sentir diferente novamente quando for parar de tomá-los.

Da mesma forma que a maioria de nós consulta uma ginecologista para começar a tomar a pílula, é essencial que, na hora de interrompermos o “tratamento”, voltemos até ela para recebermos orientações válidas. Afinal, o anticoncepcional não é uma “coisinha boba”.

Para se ter ideia, qualquer tipo de controle de natalidade baseado em hormônios pode alterar a forma como você se sente, seja ele a pílula, o adesivo, o anel vaginal, o DIU hormonal, as injeções etc.

Até porque esse “remédinho”, diga-se de passagem, é capaz de influenciar TODO o seu ciclo, decidindo quando você vai menstruar, de quanto tempo será a pausa, que dia é preciso voltar a tomá-lo e por aí vai.

Logo, acho que se tem uma coisa que concordamos juntas, a partir de agora, é que o anticoncepcional não é tão “bobo” quanto parece, né? O primeiro passo, então, é procurar uma ginecologista! Como todas nós somos diferentes, alguns dos efeitos podem pegar mais pesado com você enquanto outros sequer darão o ar da graça. Por isso que um olhar clínico, nesse caso, é importante.

No mais, alguns sintomas e mudanças são bastante comuns e, para prepará-las pro que está por vir caso vocês decidam parar de tomar a pílula, girls, vamos listar aqui os principais efeitos colaterais dessa escolha. Bora lá?

O que acontece quando paramos de tomar o anticoncepcional?

Muitas de nós começaram com a pílula ainda adolescentes, seja para controlar o fluxo menstrual, tratar de doenças como Endometriose e Ovário Policístico e, claro, para evitar uma gravidez indesejada.

Logo, quanto mais tempo se toma o anticoncepcional, mais natural se torna a probabilidade da presença de alguns efeitos colaterais na interrupção deste.

Os mais comuns são: 

1. Possibilidade de engravidar imediatamente

Isso pode parecer óbvio, mas é importante saber que o efeito do anticoncepcional não perdura.

Esse é um mito que MUITAS mulheres acreditam. Basta pensar o seguinte: se quando a gente esquece de tomar um comprimido, o risco aumenta em 80%, por que diabos demoraríamos a engravidar POR CAUSA DISSO se parássemos com ele?

Algumas mulheres acham que a demora para engravidar está associada ao uso prolongado da pílula, mas esse não é o caso.
 Os hormônios param de funcionar quase que imediatamente, então fique de olho. Se virar mamãe ainda não está nos seus planos, é melhor se cuidar e usar camisinha.

2. Possibilidade, também, de NÃO engravidar imediatamente

Pode parecer contraditório, mas o corpo de cada mulher é diferente.

Simplesmente não há como prever a reação do seu corpo depois da interrupção da pílula. Para quem deseja engravidar, a maioria dos profissionais sugere paciência nos 4 primeiros meses.

Afinal, o organismo precisa de tempo para voltar a ovular corretamente.

Se você não engravidar imediatamente após interromper a pílula, sem neura, viu? É completamente normal. Cada corpo tem o seu tempo ;).

3. Seu ciclo pode ficar mutcho louco

Mulher, não se engane. Mesmo se sua menstruação funcionava que nem um relóginho antes da introdução da pílula, pode demorar alguns meses para que ela se endireite depois que você parar o tratamento.
 Inclusive, existem casos de minas que demoram até pra voltar a menstruar.
É por isso que eu digo: USE CAMISINHA, fia.

4. O fluxo pode alterar

Se você por acaso começou a tomar pílula porque seu fluxo era MUITO intenso e as cólicas insuportáveis (que foi o meu caso), é bem provável que essa “moda” retorne quando a pílula for interrompida.
Porém, se você começou mais tarde e já chegou na casa dos 30, pode ser que ainda haja esperança (hahahaha, brincadeirinha, gente).
Mas é sério: nessa idade, o fluxo não costuma voltar de forma tão intensa como antes, então não deixa de ser uma boa notícia, né?

5. A TPM, infelizmente, pode voltar com TUDO

A pílula anticoncepcional costuma controlar o caos hormonal que a menstruação causa quando resolve fazer ‘aquela visitinha’.
Então, mesmo que ela apareça durante o tratamento, após a interrupção deste TUDO pode voltar.

Sabe aquele sentimento de depressão, ansiedade e irritabilidade? Pois é. “It’s all coming back to me now”.

A melhor forma de saber como vai ser o nível da sa TPM depois de parar de tomar anticoncepcional é se lembrar de como ela era antes de começar o tratamento.

Se seus períodos pré-menstruais eram tranquilos antes do anticoncepcional, é provável que eles voltem a isso depois que você parar com ele.

Agora… se você se transformava num Hulk com muita cólica e espinha, pode ser que, infelizmente, essa tendência volte.

6. Porém, pode ser que sua menstruação fique completamente diferente

A menstruação é uma coisa que pode mudar ao longo da vida, independentemente do uso da pílula.

 Minha mãe, por exemplo, conta que até me parir, nunca havia sentido cólicas antes. Agora, se ela não tiver um Buscopan na bolsa, minha amiga……

 Então, não se assuste caso você não tenha o mesmo ciclo menstrual de 10 anos atrás (ou até menos). Agora, um detalhe importante: se essas alterações forem super evidentes e incômodas, como sangramentos muito mais pesados, ciclos extremamente irregulares e cólicas monstruosas, consulte sua gineco para se certificar de que não é (ou é, né) outra coisa.

7. Você pode sentir cólicas leves no meio do mês

Como a gente sabe, a função do anticoncepcional é impedir a ovulação. Então, quando paramos com a pílula, nosso corpo vai começar todo o processo até a menstruação de novo, ou seja, ovular :).

O que muita gente não sabe é que, de vez em quando, a mulher sente uma dorzinha leve em um dos lados da pélvis na hora em que o ovário libera o óvulo. Isso acontece na metade do mês. Além disso, corrimentos mais branquinhos também podem aparecer.

Uma dica: use essas mudanças como base para monitorar seu ciclo menstrual e saber o que está rolando com o seu organismo durante todo o processo!

8. Os terrores da puberdade podem voltar a te assombrar

Como a pílula costuma ajudar a corrigir o desequilíbrio hormonal que rola conosco durante o ciclo menstrual, é natural que as espinhas e pêlinhos diminuam um pouco.

 Porém, é claro que, se você parar de tomar o anticoncepcional, os hormônios vão virar no jiraya, trazendo os terrores da puberdade novamente.

Paia, né? Mas acontece e tem como resolver, então sem pânico. Não me vá decidir continuar com a pílula só por causa disso.

9. Sua libido pode aumentar MUITO

Depois de parar de tomar anticoncepcional, é normal sentir uma “libido do cacete”. Isso acontece por causa da diminuição dos níveis de estrogênio e progesterona, hormônios que impactam diretamente na quantidade de produção de testosterona.

A testosterona, por sua vez, é um hormônio ligado o desejo sexual e, por isso, quando os níveis dele aumentam, você pode querer sair dando à rodo (o que é ótimo, por sinal, desde que haja CUIDADO e PRUDÊNCIA, viu?)

10. E… por fim.. o corpo também muda

Ao parar de tomar anticoncepcional, é normal notar algumas mudanças no seu corpo. Uma das mais comuns é a diminuição dos seios (durante o uso do anticoncepcional, o corpo produz altos níveis de estrogênio, hormônio responsável, dentre outras coisas, por aumentar o tamanho dos seios). Mas calma: não é que eles vão ficar MENORES que o normal. Eles só vão voltar ao tamanho original.

Você pode notar, também, uma mudança no peso. Algumas pílulas fazem com que as mulheres ganhem peso por causa de todo aquele hormônio ingerido.

Porém, saiba que esse assunto é até polêmico por não existirem provas científicas CONCRETAS de que isso acontece.

Sem neuras, hein?

Se você quiser parar de tomar anticoncepcional, saiba que esses 10 efeitos podem acontecer, assim como nenhum deles. O importante é passar por esse processo com consciência, acompanhamento médico de confiança e informação!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »