A Polícia Civil do Pará, por meio da 17ª Seccional Urbana de Santa Isabel do Pará, deflagrou na manhã desta segunda-feira (15) a Operação Última Vigília, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva contra um homem e uma mulher investigados por envolvimento no crime que vitimou o cabo Lucas da Silva Monteiro.
O homicídio ocorreu no dia 26 de maio deste ano, no município de Santa Isabel do Pará. De acordo com as investigações, os suspeitos presos nesta etapa da operação teriam participação direta na ação criminosa que resultou na morte do policial militar.
A operação contou com o apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI/Castanhal), do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Centro de Inteligência da Polícia Civil do Maranhão (CIPC/MA) e do Grupo de Resposta Tática do Maranhão (GRT/MA), em uma atuação integrada entre as forças de segurança dos dois estados.
Segundo o delegado Lucas Sadigursky, diretor da unidade policial de Santa Isabel do Pará, os investigados presos nesta segunda-feira são apontados como os responsáveis por armar a emboscada que atraiu os policiais militares até o local do crime. Após a execução, o casal deixou o município e fugiu para São Luís, onde permaneceu foragido desde então. O autor do disparo que provocou a morte do cabo já havia sido preso ainda no mês de maio.
Após trabalho de inteligência e troca de informações entre as polícias do Pará e do Maranhão, foi possível localizar o endereço onde o casal estava escondido, viabilizando o cumprimento dos mandados judiciais.
Os presos foram apresentados na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) do Maranhão, onde passaram por exame de corpo de delito, e permanecem à disposição da Justiça.