Jornal In Foco Publicidade 1200x90
29/06/2018 às 17h16min - Atualizada em 29/06/2018 às 17h16min

Semsa alerta para sintomas da Leishmaniose

Ascom/PMCC - Jornal In Foco
Ascom/PMCC
mosquito palha, transmissor do vírus da leishmaniose
Em Canaã, já foram confirmados 27 casos de Leishmaniose em humanos. Apesar dos testes rápidos em cães disponíveis gratuitamente à comunidade e das demais ações municipais de prevenção, estar atento aos sintomas da doença é também uma importante atitude no combate à doença. É o que recomenda a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Segundo o órgão, no surgimento dos sinais, a família deve evitar a automedicação e levar o paciente à unidade de saúde mais próxima de sua casa, imediatamente. As unidades de saúde da família atendem de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.
 
 Saiba quais são os sintomas da doença
 
Febre, baixa contagem do sangue, mal-estar, perda de apetite, leve ou extrema perda de peso, suor noturno e inchaço abdominal e dos gânglios podem ser sinais da leishmaniose visceral. Já na leishmaniose cutânea, os sintomas aparecem cerca de duas a três semanas após a picada do mosquito palha. É comum aparecer uma pequena pápula (elevação da pele) avermelhada que vai aumentando de tamanho até formar uma ferida recoberta por crosta ou pus. A doença também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca.
 
Prevenção
 
Segundo a coordenadora da divisão de vigilância em saúde, a médica veterinária Wiliam Santos de Sousa, a higienização das residências e demais locais é a melhor ação preventiva. O mosquito palha procura materiais orgânicos para reproduzir: “a fêmea prefere depositar ovos em restos de lixo e alimentos, folhas secas, para que as larvas se alimentem. “Logo, ambientes inadequados tem grandes chances de abrigarem focos do mosquito”.

 



 Outra medida importante é realizar os testes rápidos em cães – portadores do vírus da leishmaniose. Os donos dos animais devem realizar periodicamente os exames. O teste é gratuito e pode ser realizado de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h, na Unidade de Vigilância em Zoonoses de Canaã, que fica na rua Constancia Lino, bairro Novo Horizonte 2. Para maiores informações, o cidadão deve entrar em contato com a unidade no número (94) 99150-4953.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90