Jornal In Foco Publicidade 1200x90
27/06/2018 às 12h47min - Atualizada em 27/06/2018 às 12h47min

​Câmara realiza última sessão do 1º período do legislativo

Atila Penha - Jornal In Foco
Atila Penha
Apesar de ser a última sessão da câmara municipal de Canaã do primeiro semestre, os vereadores não deixaram de fazer indicações de importância para a população e cobranças para a resolução de problemas que cercam o município.

Com a plenária com poucos expectadores a 21ª sessão da noite da última terça-feira (26) contou com indicações voltadas a zona rural do município.

Como o vereador Junior Garra que indicou a inclusão de vilas no projeto de vídeo monitoramento anunciado pelo prefeito municipal em uma audiência pública realizada no dia 07/06/2018. O projeto será implantado no município visando implantar câmeras de vigilância que captarão as imagens e as transmitirão em tempo real para uma central de monitoramento e com a indicação o vereador pretende estender beneficiando as vilas Planalto, Feitosa, Ouro Verde, Bom Jesus e Agrovila Nova Jerusalém.



Na defesa da sua indicação o vereador relatou os principais motivos para fazer sua indicação e pediu o apoio dos colegas e do executivo, “Já defendi este programa em várias indicações, e reforço hoje com essa indicação, com o intuito de garantir mais segurança para a população devido aos altos riscos de violência sofrido pela localidade, incluindo casos de sequestros. ”

Por votos unânimes dos colegas a indicação foi aprovada.

Quem também fez indicação voltada para a zuna rural foi o vereador João Batista. Indicando a construção de uma ponte de acesso da vila Nova Jerusalém à comunidade vila Serra do Rabo, e também a recuperação da vicinal de acesso a elas.



Defendendo sua indicação o vereador destacou a dificuldade de o transporte escolar chegar a localidade, “São 40 alunos que precisam utilizar esse acesso todos os dias e atravessarem a pé, uma ponte de madeira por não suportar o peso do veículo. Essa área está dentro da reserva do parque dos Campos Ferruginosos e já recebemos a autorização do ICMBio para a estar realizando a obra que é de suma importância para a comunidade do local. ”

Daniel Medeiro representando da comunidade esteve na plenária e falou da importância de indicação do João Batista para a os moradores que utilizam o acesso, “ Quero agradecer a indicação do vereador que atende ao clamor daquelas famílias. A única porta que vimos para nos ajudar foi a câmara que nos ouviu e estamos hoje aqui para essa votação para estar revitalizando aquela ponte. ”



O vereador foi parabenizado pelos colegas que aprovaram o regime de urgência por unanimidade.

No pequeno expediente alguns vereadores relembraram algumas situações e outros voltaram a defender suas indicações.

Como o vereador João Batista que relatou a dificuldade dos moradores da localidade Serra do Rabo que, “São famílias que moram ali a muito tempo e após a criação do parque que impossibilita os moradores de desenvolver as atividades de agricultura familiar. ”

Gesiel Ribeiro chamou atenção para o surto de leishmaniose na região e falou que as ações precisam ser mais eficazes e rápidas, “O trabalho está muito lento, precisamos de uma tenção maior estamos correndo um risco o poder público tem forças para fazer esse combate de forma mais rápida. ”

Junior Garra também complementou a fala do colega, “Não estamos dizendo que o município não está falando nada, estão trabalhando mais não da proporção necessária. Tem que se tomar uma medida emergencial. ”

Dando fim aos trabalhos do primeiro semestre do ano a câmara municipal de Canaã encerrou a sua última sessão e entrará em recesso no dia 30/06, mas os vereadores disseram que estarão à disposição da população.

Resumo da sessão

 IND 58/2018 - Indicação de Zilmar Costa Aguiar Junior, que indica inclusão das vilas no projeto de vídeo monitoramento da prefeitura municipal de Canaã.

 IND 60/2018 - Indicação de autoria de João Batista Gustavo, que indica em regime de urgência proceda a construção de uma ponte de acesso da vila Jerusalém à comunidade da vila Serra do Rabo, assim como a recuperação da estrada vicinal que possibilita esse acesso.

 REQ 2/2018 - Requerimento, autores, Maria Pereira Lima de Sousa, Dionizio Jose Coutinho dos Santos, Elio Ferreira da Costa, Joao Batista Gustavo, Wilson Antônio da Silva Leite. A urgência especial para adiantamento, discussão e votação do projeto de LEI Nº 016/2018.

 PLO 16/2018 - Projeto de Lei Ordinária, dispõe sobre a revogação da lei municipal n° 723/2016, autoriza a indenização de benfeitorias e dá outras providências.

 PLO 10/2018 - Projeto de Lei Ordinária, dispõe sobre as diretrizes gerais para elaboração da lei orçamentária do exercício de 2019 e da outras providencias.

 PR 5/2018 - Parecer, parecer da comissão especial para exame de mérito do projeto de emenda à lei orgânica nº 002/2018. "“modifica a redação do inciso XXIV, do artigo 33 da lei orgânica do município de Canaã dos Carajás/PA, e dá outras providências”.

Todas aprovadas por unanimidade.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90