Jornal In Foco Publicidade 1200x90
24/05/2024 às 10h15min - Atualizada em 24/05/2024 às 10h15min

Saúde de Canaã dos Carajás tem três projetos selecionados para evento nacional do SUS

Neste ano, a etapa paraense recebeu 195 experiências exitosas em saúde desenvolvidas por profissionais que atuam nas secretarias municipais

O Conselho de Secretarios Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) divulgou o resultado das 12 experiências exitosas selecionadas na IV Mostra “Pará aqui tem SUS”, que representarão o estado na 19ª Mostra “Brasil aqui tem SUS”, a ser realizada em Porto Alegre-RS. A Prefeitura de Canaã dos Carajás por meio da Secretaria Municipal de Saúde, teve três projetos selecionados, consolidando-se entre os municípios mais proeminentes no Estado do Pará na oferta de serviços de saúde de qualidade.

Os projetos canaenses selecionados foram: “Encoleiramento canino como forma de prevenção e controle da Leishmaniose Visceral”, “Implantação do sistema de gestão da qualidade na Secretaria Municipal de Saúde” e “Educação continuada como ferramenta para implantação da iniciativa Hospital Amigo da Criança”.

Neste ano, a etapa paraense recebeu 195 experiências exitosas em saúde desenvolvidas por profissionais que atuam nas secretarias municipais no âmbito do SUS, das quais foram apresentadas 100. As apresentações ocorreram em etapas descentralizadas, sendo a primeira em Marabá, a segunda em Santarém e a última em Belém. Canaã dos Carajás apresentou 15 experiências.

Saiba mais sobre os projetos selecionados:

Encoleiramento canino como forma de prevenção e controle da Leishmaniose Visceral

O projeto foi implantado no município por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde, e a Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará, onde a equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses realiza visitas nas residências em áreas com maior índice de leishmaniose em humanos. Nessas visitas, é realizado o teste para a Leishmaniose Canina e são colocadas coleiras impregnadas com repelente nos cães dessas áreas. O trabalho tem duração de quatro anos em cada área trabalhada.

Implantação do sistema de gestão da qualidade na Secretaria Municipal de Saúde

O projeto é baseado no manual da ISO 9001, que ajuda a instituição a organizar e documentar seus processos utilizando ferramentas de qualidade, assegurando boas práticas de gestão, desenvolvimento de colaboradores, confiabilidade e agilidade nos serviços prestados em busca de uma melhoria contínua. Nesse processo, foi desenvolvido o planejamento estratégico, definido a identidade organizacional, realizado o mapeamento de 39 processos da SEMSA, foram padronizados e codificados 519 documentos, mapeado os riscos e definido as práticas de controle em 13 processos distintos, monitoramento de 146 indicadores com análises críticas de resultados mensais, entre outras melhorias sistêmicas e setoriais.

Educação continuada como ferramenta para implantação da iniciativa Hospital Amigo da Criança

Nesse projeto foi realizado um grande trabalho de educação continuada com os profissionais da equipe clínica e não clínica do Hospital Municipal Daniel Gonçalves e das Unidades Básicas de Saúde, visando um melhor manejo e sensibilização do aleitamento materno. Todo o trabalho resultou na certificação do HMDG como Hospital Amigo da Criança, sendo o primeiro hospital do sudeste do Pará a conquistar esse título. O grande ganho é que a partir deste processo de melhoria, atualmente, 99% dos recém-nascidos ganham alta em aleitamento materno exclusivo. Isso é possível devido a um trabalho seguindo a diretriz de humanização do atendimento, que pretende favorecer um melhor começo de vida para os bebês.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90