Jornal In Foco Publicidade 1200x90
05/06/2018 às 15h07min - Atualizada em 05/06/2018 às 15h07min

​Servidores vão aprimorar o atendimento nas Unidades de Saúde da Família

Ascom - Jornal In Foco
Ascom/PMCC
Ascom
A iniciativa é da Fundação Vale em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e visa beneficiar o município com uma série de oficinas de capacitação por meio do projeto Ciclo Saúde que, desde 2014, auxilia na ampliação e qualificação do atendimento de saúde em Canaã. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma atenção básica eficiente pode resolver até 85% dos problemas de saúde de uma localidade. As ações vão até a próxima sexta-feira (8).

No total, três oficinas serão ministradas: de acolhimento, classificação de risco e organização e funcionamento de um conselho de saúde. A coordenadora da Fundação Vale, Alice Natalizi explica que ao final das oficinas quem ganhará são os usuários pacientes “A intenção é preparar os profissionais da área para dar uma atendimento ainda mais humanizado, técnico e acolhedor ao paciente, que chega ali ansioso por solucionar o seu problema de saúde ou de alguém de sua família”.

Oficinas

A primeira oficina abordará o acolhimento, ou seja, a escuta qualificada. Irá capacitar os agentes comunitários a entender melhor a situação vivida pelo morador e, desta forma, dar o melhor encaminhamento e melhor apoio na identificação e resolução dos problemas apontados pela população.

A organização e funcionamento de um Conselho de Saúde é o tema da segunda oficina, que traz um panorama sobre o que é a política nacional de atenção básica e suas atribuições como canal efetivo de participação da sociedade.

Já o terceiro curso, tratará sobre a classificação de risco, importante etapa do atendimento ao paciente na unidade de saúde ou no hospital, em que o enfermeiro ou técnico de enfermagem faz o encaminhamento técnico e qualificado responsável, conforme as necessidade, urgência e gravidade apresentada.

Agenda

1) Oficinas de Acolhimento – USF Novo Brasil

A primeira turma teve início ontem (4). Já a segunda será realizada hoje (5), das 13h às 17h, e, amanhã (6), das 8 às 12h.

2) Oficina de Conselho de Saúde – USF João Pintinho

Hoje (5), das 15 às 18h e amanhã (6), das 8 às 12h.

3) Oficina de Classificação de Risco – USF Park Shalom

Voltada para enfermeiros e técnicos de enfermagem, será realizada amanhã (6), das 13h às 17h e na quinta-feira (7), primeira turma entre 8h e 12h, e a segunda turma, entre 13h e 17h. Na sexta-feira (8), das 8h às 12h.

Ciclo Saúde

O Projeto Ciclo Saúde foi iniciado em Canaã em 2014. Desde então, a parceria entre a o Fundação Vale e a Semsa envolve a disponibilização de 384 equipamentos e/ou mobiliários para melhoria das 10 unidades básicas de saúde, implantação de um Núcleo de Educação Permanente, suporte técnico para a elaboração do Plano de Saúde e do Protocolo Municipal de Acolhimento à demanda espontânea.

Além disso, foi feito o repasse de materiais didáticos e a realização de oficinas e cursos de capacitação. As ações têm como objetivo fim aperfeiçoar o diagnóstico, a prática clínica e proporcionar o melhor atendimento à população.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90