Jornal In Foco Publicidade 1200x90
30/05/2018 às 14h58min - Atualizada em 30/05/2018 às 14h58min

Prefeito destaca importância do produtor rural em abertura do 3º Encontro de Desenvolvimento

Ascom/PMCC - Jornal In Foco
Ascom/PMCC
O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, destacou a importância do produtor rural para o município e para o país, ao participar nesta quarta-feira (30), da abertura do 3º Encontro de Desenvolvimento Rural de Canaã dos Carajás, dentro da programação da Expo Canaã.
Jeová afirmou que o cidadão “deveria agradecer diariamente ao produtor rural por garantir tudo o que consumimos e vem do campo”. Ao mencionar a greve nacional dos caminhoneiros, que gerou preocupação de desabastecimento a muitas regiões do país, ele sugeriu uma reflexão: “E se os produtores rurais parassem? ”, questionou, destacando a necessidade que temos a todo o momento do que é produzido na zona rural.

O prefeito ainda reforçou que o encontro é uma oportunidade para que os produtores de Canaã se qualifiquem e para que o município “volte a produzir”.
O apoio dado aos produtores já tem começado a dar resultados, segundo a opinião do vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Canaã, conhecido como Tião Gambira. “Eu já cheguei a perder gado com fome, mas com o apoio da prefeitura e dos técnicos, aprendi a fazer a silagem e não tenho mais esse problema”, relatou. “Tenho conseguido fazer muita coisa e desejo que vocês sigam com esse trabalho”.

A produtora rural Francisca Alves Feitosa, representante da agrovila Nova Jerusalém, demonstrou otimismo com o apoio que a comunidade tem recebido para qualificação. “Hoje já somos uma das vilas que mais produzem e a gente acredita que as coisas vão melhorar”.
Para o secretário de Desenvolvimento e Produção Rural, Léo Ferreira, o apoio da prefeitura tem sido fundamental para que os resultados no campo comecem a aparecer. “Vão acontecer muitos eventos dessa magnitude, sabemos do desejo do prefeito de que Canaã volte a produzir e todos que estão aqui também tem essa vontade”.

Legislativo por “campo mais forte”
Os vereadores que participaram da abertura do evento também endossaram a necessidade de fortalecer a produção rural de Canaã, como alternativa econômica à mineração. A vereadora Maria Pereira lembrou que os pioneiros da região de Canaã precisavam de extensão de terra para produzirem. “Hoje já é possível produzir em um pequeno espaço para sustentar a família e gerar renda”, comentou.
Para o vereador João Nunes, muitas vezes o produtor rural tem prejuízos por não ter conhecimento de melhores formas de trabalhar com a terra. “Tudo o que vamos fazer, precisamos de orientação”, disse, ao parabenizar o evento.
Já o vereador Rael da Marcenaria destacou que o produtor canaense precisa de qualificação para “se adequar ao mercado local e regional”. “A agricultura é por onde começa o desenvolvimento”.
Por fim, Wilson Leite lembrou que, até pouco tempo, os produtores locais “tinham resistência à inserção de novas técnicas para o trabalho no campo, mas que isso felizmente mudou”. “Aqui está a categoria que realmente mata a fome do povo e faz o país avançar”, concluiu.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90