Jornal In Foco Publicidade 1200x90
30/05/2018 às 09h54min - Atualizada em 30/05/2018 às 09h54min

Vai abastecer galão com combustível? Saiba qual é o reservatório certo

Garrafas pet e de água não são aceitas pelos postos. Reservatório deve ter certificação e só pode ser usado para combustível.

G1 - Jornal In Foco
g1.globo.com
Munidos de galões e até de garrafas pet, motociclistas e motoristas buscam combustível (Foto: Narayanna Borges / GloboNews)
Muita gente tem procurado postos de combutível com garrafas e galões para abastecer o veículo. Porém, nem todos os recipientes podem ser usados para esta finalidade.
 
Galões de água e garrafas pet, por exemplo, estão fora das especificações, e não são aceitos.
 
O modelo permitido está em uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), publicada em 2008. Ela especifica como deve ser o reservatório para armazenar combustíveis.
 
Segundo o documento, o recipiente deve ser rígido, de material plástico ou metálico, e que seja reutilizável, desde que com combustível.
A entidade também dá instruções para o abastecimento deste tipo de reservatório. Se a capacidade for de até 50 litros, o preenchimento com combustível deve ser feito fora do veículo, apoiado no chão, e com o bico da bomba inserido o máximo possível no galão.
 


Segundo a ABNT, o recipiente deve ter data de validade ou vida útil, e ser certificado pelo Inmetro. O Inmetro foi procurado, mas informou que não certifica este tipo de reservatório.
 
A fiscalização nos postos fica por conta da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
 
Nos últimos dias, clientes tentaram abastecer com recipientes fora das especificações em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90