Jornal In Foco Publicidade 1200x90
22/05/2018 às 14h35min - Atualizada em 22/05/2018 às 14h35min

​Em visita a Canaã, chefe de cozinha Eduardo Avelar destaca valorização do pequeno produtor e a importância da simplicidade na gastronomia

Ascom - Jornal In Foco
Ascom/PMCC
Ascom
O chefe de cozinha Eduardo Avelar, que possui extenso currículo em gastronomia, incluindo mais de 20 anos de atuação na área e passaporte carimbado em diversos países a trabalho, está em visita a Canaã dos Carajás. Pela segunda vez no município, Eduardo tem passado, desde segunda-feira (21,) por alguns pontos na cidade e aprovado os avanços que o município teve em infraestrutura, principalmente na educação e no lazer, com a inauguração de escolas e das três praças.

Em 2015, o chefe já havia participado da Feira Gastronômica de Canaã e trazido, à época, novidades da cozinha brasileira e mundial para a Terra Prometida. Questionado sobre as mudanças que percebeu na cidade, Eduardo falou. “Estou encantado em ver a Feira do Produtor construída; acredito que este lugar representa um salto no desenvolvimento da gastronomia regional. A cidade está cada dia mais linda, o trabalho que vem sendo executado aqui está de parabéns. Canaã é uma cidade jovem e que já tem uma estrutura de futuro muito interessante.”

Eduardo também falou sobre a forte identidade gastronômica do Pará. De acordo com ele, a mescla de culturas é positiva e a simplicidade na culinária é uma tendência. “A ideia é sempre trazer um pouco dessa experiência que a gente tem de longos anos pesquisando a gastronomia e somar com o que já existe aqui. Hoje, o que é moderno é valorizar o pequeno produtor, a simplicidade. A grande sofisticação da gastronomia moderna é a gente mostrar, nas nossas cozinhas profissionais, toda essa cadeia produtiva que temos no Brasil. Esse é um momento especial da cozinha brasileira e o Pará, juntamente com Canaã, está na vanguarda desse movimento.”



Jurandir José, secretário de Desenvolvimento Econômico falou sobre a visita do chefe a Canaã. “O Eduardo começou, em 2015, um programa que tem a meta de implantar uma cultura gastronômica no município. Ou seja, a partir dos produtos locais criar situações que as pessoas venham manipular os alimentos e desenvolver a criatividade na culinária. Agora, ele está voltando para ver os avanços e ficou surpreso com o que viu. Vamos dar continuidade a esse trabalho e ele deve estar presente conosco na próxima edição da Feira do Empreendedor, no final de setembro.”

Segundo Jurandir, Eduardo fará visitas técnicas à Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural, à Secretaria de Educação e também ao mercado local. O objetivo é acompanhar de perto a cadeia de produtores rurais, as merendeiras do município e a gastronomia no comércio. O chefe de cozinha ficará em Canaã até a próxima quarta-feira (23).
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90