Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/05/2018 às 17h52min - Atualizada em 17/05/2018 às 17h52min

18 de maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Stephanny Sousa - Jornal In Foco
O mês de maio traz consigo a campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito todos os anos, e por conta disso é conhecido como “Maio Amarelo”. Mas o que poucas pessoas sabem é que durante o mês outra campanha entra em vigor, com um assunto também de muita importância e extremamente sério, a campanha de combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de nível nacional. No Estado do Pará foi instituído através da Lei Estadual Nº 8.618, de 19 de abril de 2018, o mês “Maio Laranja” dedicado ao Combate contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 18 de maio de 1973 um caso chocou todo o país, quando uma criança de oito anos, conhecida como Araceli, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta na cidade de Vitória (ES). Por conta desse caso, 18 de maio foi a data escolhida para o dia “D” a campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em Canaã dos Carajás crianças, professores e demais funcionários públicos realizarão a campanha na sexta-feira (18) dando início com uma caminhada que sairá da Praça Central da Bíblia (em frente Armazém Paraíba) até a praça de Nossa Senhora de Guadalupe, onde também acontecerá o evento de inauguração, na ocasião haverá muitas apresentações culturais, com teatro e dança e a presença de artistas do projeto “Radio Margarida” de Belém do Pará.

A proposta do “Maio Laranja” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A campanha é liderada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes e pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com parceria da Selo UNICEF e demais secretarias municipais e trazem uma programação extensa para a sociedade.

No dia 18 (sexta-feira) cerca de 150 crianças da rede municipal de ensino, estarão envolvidas em apresentações culturais como dança de carimbo, teatro, coral, capoeira e até mesmo apresentações de músicas em libras.

O senhor Joatan Torres Carvalho Junior, presidente do CMDCA de Canaã dos Carajás, alerta a população para a conscientização do Maio Laranja, “É importante que a população se conscientize e participe denunciando através do DISQUE 100, essas ligações são redirecionadas para o Conselho Tutelar, ou ligando diretamente para a Policia Civil, para o Ministério Público, ou até mesmo denunciando para os professores e diretores das escolas, geralmente as crianças que sofrem de abusos são identificadas pelos professores, então é importante que tenham esse alerta, o anonimato é garantido”.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90