16/05/2018 às 15h40min - Atualizada em 16/05/2018 às 15h40min

​Câmara Municipal aprova revisão salarial dos servidores públicos do município em discussão única.

A sessão ordinária do legislativo foi uma das mais rápidas do ano.

- Jornal In Foco
Atila Penha
Com o plenário relativamente vazio e sem a presença de alguns doa vereadores, a 15ª sessão ordinária que ocorreu na última terça-feira (15) foi bem sucinta.  Com apenas dois projetos de lei e uma indicação para a pauta da sessão os vereadores presentes usaram a tribuna para discutir outros assuntos.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal - LOM de Nº002/2018, Modifica a redação do Inciso XXIV, do artigo 33 da lei Orgânica Municipal de Canaã dos Carajás e dá outras providencias foi apresentado na casa de lei e posta a análise por 15 dias uteis.

Após a apresentação foram feitas as indicações do dia. O vereador Rael da Marcenaria fez a indicação de Nº 042/2018 que indica ao executivo municipal a pavimentação asfáltica do bairro Jardim Florido. Na defesa de sua indicação o vereador deu mais esclarecimentos a respeito. “Peço o apoio dos colegas da casa para que essa indicação seja aprovada para o bem da comunidade do bairro. O Jardim Florido se encontra com mais de quinze anos e nunca chegou saneamento para aquele lugar. ”


Foto:Vereador Rael.

Ainda discursarão o vereador João Nunes parabenizou o colega. A indicação foi aprovada por unanimidade.

Não havendo mais inscritos no pequeno expediente a sessão passou ao grande expediente. O primeiro a fazer o uso da palavra foi o vereador Walter Diniz que agradeceu o apoio dos colegas após o falecimento de seu pai José Salvo, “Quero fazer minhas considerações aos colegas vereadores, funcionários da casa e amigos que compartilharam a perca de meu pai, quero agradecer pelo carinho e considerações. Minhas palavras serão poucas e rusticas para agradecer vocês, mas eu e minha família ficamos muito felizes pelo apoio. ” Declarou.


Foto: Vereador Walter Diniz.

Já o vereador João Batista fez um longo uso da tribuna para falar a respeito das universidades interessadas em trazer cursos para o município e da falta de estrutura para que isso aconteça, “Gostaria de fazer uma fala e pedir ao município que tome providencias a respeito de um assunto que venho discutindo desde de 2014. Temos o levantamento feito apenas pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) de mais de duas mil quatrocentas e três pessoas interessadas em cursos. Fora outras instituições e cursos interessados em vir para a cidade desde que tenha local adequado.... Eu gostaria que os vereadores pudessem puxar esse discurso que é fundamental para que as instituições possam se instalar no município. ” Concluiu o vereador que reforçou o pedido aos colegas para abraçar a discussão.


Foto: João Batista.

Na ordem do dia os vereadores votaram em discussão única o Projeto de Lei de Nº008/2018 de autoria do Poder Executivo a revisão salarial dos servidores públicos efetivos e comissionados dos Órgão da Administração Pública Direta e Indireta. Sem discussão alguma o projeto foi aprovado por unanimidade e os trabalhos passaram para a explicação pessoal.

O vereador João Nunes apoiou a fala do colega João Batista e disse que é uma bandeira a ser levantada por Canaã, e lembrou também o 1º Encontro Estadual de Educação que aconteceu durante o dia, que é importante estar trazendo qualificação para a cidade para que não venham pessoas de fora estar ocupando as vagas.


Foto: João Nunes.

Rael da Marcenaria agradeceu a presença de todos e ao secretário de obras do município, “Mais uma vez a secretaria atendeu nossas reivindicações, dessa vez no bairro Portal do SAL com a limpeza e abertura de ruas. ”

Dionísio Coutinho fez menção a aprovação da revisão salarial dos funcionários públicos e levantou a discussão a respeito da abertura de um acesso que liga a via da VS14 e chácaras da região, “Essas pessoas que circulam ali tem que andar 1900 m, as casas da MEC não são um condomínio fechado, então eu venho solicitar que faça a abertura do acesso para facilitar. ”


Foto: Vereador Dionísio Coutinho.

O vereador Wilson Leite compartilhou a fala de João Batista o apoiando, e voltou a falar da falta de qualificação que o município enfrenta desde muito tempo e disse que o país está trabalhando na contramão e criticou o governo por convênios feitos recentemente e projetos que não mostram resultados. “As coisas não estão indo bem, eu já disse aqui três sessões atrás. ”
 

Foto: Vereador Wilson Leite.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »