Jornal In Foco Publicidade 1200x90
14/05/2018 às 11h34min - Atualizada em 14/05/2018 às 11h34min

PROCISSÃO DAS VELAS – TRADIÇÃO MARIANA EM CANAÃ DOS CARAJÁS

O mês de Maio é conhecido popularmente como o Mês das Noivas, Mês das Mães e também para os católicos é o Mês de Maria, e especialmente no dia 13 de Maio é dedicado a Nossa Senhora de Fátima.

Ana Paula Andreolla / Luana Lourinho - Jornal In Foco
https://www.nossasagradafamilia.com.br)
Ricardo Mesquita
Em maio de 1917 o Papa Bento XV, em meio a Primeira Guerra Mundial, convocou todos os católicos para se unirem em oração e pedirem a Nossa Senhora que intercedesse na guerra e trouxesse paz para aquele momento.
 
Um pouco de história:
 
Oito dias após a convocação do Papa, em resposta as orações, Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição em 13 de maio de 1917 na pequena aldeia de Fátima em Portugal. Em um local chamado “Cova de Iria”, ela apareceu para três pequenos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta.
 
Por volta de meio-dia eles brincavam pelo campo enquanto cuidavam de um pequeno rebanho quando pararam para rezar o terço, como já era de costume. Queriam voltar logo para a brincadeira e por isso rezaram à moda deles e rapidamente voltaram para o campo e foi quando viram um clarão bem similar ao de relâmpagos.
 
Acharam que ia chover e por isso se recolheram para ir embora e foi quando viram um segundo clarão em cima da copa de uma árvore (chamada azinheira) e em seguida viram Nossa Senhora de Fátima. Assustados, quiseram correr, mas Nossa Senhora logo os tranqüilizou e pedindo que não tivessem medo, pois ela vinha do Céu.
 
Segundo relato dos próprios pastorinhos, a visão era de uma “Senhora mais brilhante que o Sol”, e em suas mãos pendia um Rosário. Serena e tranqüila disse às crianças:
 
“Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.”
 
E as aparições aconteceram sete meses seguintes conforme o prometido.
Antes de ir embora, Nossa Senhora de Fátima ainda ressaltou:
 
“Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”
 
Em Canaã dos Carajás, fiéis católicos iluminam as ruas do Bairro Residencial Canaã em procissão das Luzes: 

Reproduzindo a tradição dos fiéis portugueses em Fátima, neste último sábado, 12 de Maio, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima recebeu a visita do Bispo Diocesano Dom Vital Corbelline, que celebrou a Missa de Coroação de Nossa Senhora Fátima. 




Após a Missa, a imagem da Santa saiu em procissão às luzes de velas pelas ruas do Bairro Residencial Canaã, conhecido como “casas populares”, em oração, devoção, respeito, louvor e amor por Nossa Senhora, moradores saíam de suas casas para acompanhar o movimento da igreja católica.




Ao retornarem para a Comunidade, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi recebida com uma queima de fogos de artifício e por fim, a bênção final do Padre Dalvan. O festejo continuou, com vendas de comidas, barraca de pescaria e muita música católica, em um clima muito especial e familiar!
 
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós! 
 
Confira mais imagens em nosso instagram oficial.
https://www.instagram.com/jornal_ln_foco/
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90