Jornal In Foco Publicidade 1200x90
10/05/2018 às 15h19min - Atualizada em 10/05/2018 às 15h19min

Canaã perde o pioneiro Pr. José Salvo Marques

Ascom/PMCC - Jornal In Foco
http://www.canaadoscarajas.pa.leg.br
Ascom/PMCC
Na manhã de 10 de maio de 2018 Canaã dos Carajás perdeu um de seus filhos mais ilustres. Pioneiro do município o Sr. José Salvo Marques veio a óbito na cidade de Araguaina, no vizinho estado do Tocantins, onde se submetia a tratamento médico.

Pastor José Salvo era pai do vereador Walter Diniz, que se encontrava com ele no momento do do falecimento.
Cidadão canaense de coração, recebeu o Título de Cidadão no ano de 2017, das mãos do vereador Elio do Lider. Sua história em Canaã dos Carajás é marcada por atos e ações que continuam engrandecendo nossa comunidade.

Nasceu no dia 18/12/1939, em Santo Hipólito-MG, filho de Pedro Marques da Rocha e Eufrozina Rodrigues de Medeiros, sendo o 5º filho de uma família de 6 irmãos. É casado com Luiza Diniz Marques e Pai de 12 filhos.

Mudou se para o estado do Pará em 24 de outubro de 1984, mais especificamente para a Vila Rio Vermelho no Município de Xinguara, onde viveu por 6 anos.

Em 1990 transferiu sua residência para Cedere II, que na época pertencia o município de Marabá e onde atualmente é o município de Canãa dos Carajás. Teve papel de destaque na construção da igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério da Missão, ao lado de grandes nomes do meio evangélico. Também foi o fundador, juntamente com alguns companheiros, do Ministério Madureira, ligado à convenção de Minas Gerais, presidida pelo então pastor Osmar dos Santos Moura.

Foi o construtor da Igreja Matriz na cidade de Canaã, sendo o vice presidente dos pastores Manoel Rodrigues de Souza, Maximiano Castro e Silva, Raimundo Resplandes e Ibanês Tavera da Silva. Foi o pastor da congregação da VS 40 e fundador da AMCC – Associação Mista de Canaã dos Carajás, onde presidiu por 4 anos e dois meses.

Na política, José Salvo Marques foi secretário de Obras no mandato do Prefeito Sebastião Bruno, o popular Tião do Ônibus, que assumiu o mandato no lugar do prefeito afastado Cimar Gomes. Enquanto esteve à frente da secretaria, construiu várias obras no município, tais como: o posto de saúde da Vila Planalto, e a ponte na fazenda Coração do Brasil que liga Canãa a Xinguara.

Ainda na sede do município foram construídas a praça da Bíblia e a Praça Carmelo Mendes, os muros do cemitério e a casa do necrotério, o Centro Profissionalizante e a Secretaria de Obras, e o mercado municipal onde atualmente funciona a rodoviária, e parte da caixa d'agua com capacidade para 45 mil litros.
Na manhã de 10 de maio, logo após a noticia de seu falecimento, o presidente da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, vereador Junior Garra decretou Luto por dois dias, e fez questão de dizer que “é o mínimo que esta Casa de Leis pode fazer para homenager um cidadão que escreveu sua história junto com o crescimento de Canaã dos Carajás”. O presidente externou seus sentimentos para com a família enlutada, bem como ao vereador Walter Diniz. “Walter é um homem exemplar, que segue os exemplos deixados pelo senhor José Salvo. Me solidarizo com ele neste momento tão difícil”, concluiu Junior Garra.

O Jornal In Foco presta suas condolências à família do Pastor José Salvo Marques, e deseja força neste momento de dor.
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90