Jornal In Foco Publicidade 1200x90
08/05/2018 às 17h19min - Atualizada em 08/05/2018 às 17h19min

Celso de Mello manda para a 1ª instância investigação sobre deputado Éder Mauro

Parlamentar é investigado por suposta tortura; defesa nega. Ministro do STF seguiu entendimento segundo o qual foro só vale para caso cometido no mandato e em função do cargo.

Renan Ramalho - Jornal In Foco
g1.globo.com
O deputado Éder Mauro (PSD-PA) (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta terça-feira (8) para a primeira instância da Justiça do Pará um inquérito no qual o deputado federal Éder Mauro (PSD-PA) é investigado pela suposta prática de tortura.
 
O caso deixará de tramitar na Corte seguindo a decisão da semana passada que restringiu o foro privilegiado de deputados e senadores para crimes ocorridos dentro do mandato e ligados ao cargo.
 
Delegado da Polícia Civil do Pará, Éder Mauro é suspeito de conduzir junto de outros dois policiais, com uso de violência, o interrogatório de dois homens presos em flagrante com drogas e armas. O caso ocorreu em 2008, antes de ele assumir mandato parlamentar, em 2015.
 
Os dois supostos traficantes teriam sido questionados na delegacia ajoelhados, com mãos amarradas para trás, teriam sido sufocados com sacos de plástico na cabeça e levado socos no estômago por parte dos policiais.
 
O que diz a defesa
Em manifestação apresentada na investigação, a defesa de Éder Mauro disse que os presos distorceram os fatos. Informou que eram assaltantes conhecidos de Belém e foram presos pela equipe do então delegado após comunicação de uma loja de construção que já havia sido roubada.
 
"Não houve nesta atuação policial, ou em qualquer momento, abuso de poder e muito menos crime de tortura. Não houve exorbitância na atividade policial desempenhada pelo parlamentar, o qual, na verdade, apenas e tão somente cumpriu com seu dever de oficio", disse a defesa.
 
Na investigação sobre o caso, a Polícia Federal não comprovou tortura no caso ao analisar os exames de corpo de delito nos presos e levando em conta a "vida pregressa" deles, suspeitos de envolvimento em outros crimes.
 
Em abril deste ano, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu para a investigação retornar à Polícia Federal, considerando haver "fatos extremamente graves" no caso. Pediu depoimento do diretor do Instituto Médico Legal (IML), responsável pelos exames; e de policiais e testemunhas que acompanharam a prisão dos supostos traficantes.
 
Arquivamento
Em março do ano passado, o ministro Edson Fachin, do STF, arquivou outra investigação semelhante sobre Éder Mauro por suposto envolvimento em tortura.
 
O pedido foi feito pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que não viu indícios contra o deputado.
 
Esse inquérito se baseou em um fato ocorrido em março de 2011, quando Éder Mauro participou de uma operação em Belém na qual um suspeito resistiu à prisão, teria ameaçado abrir fogo contra os policiais, e acabou morto. Ele chegou a ser socorrido com vida e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
 
O exame de necropsia médico-legal mostrou como causa da morte "hemorragia interna, devido a perfuração de coração e pulmão por projétil de arma de fogo". Um exame residuográfico realizado nas mãos do cadáver foi negativo para pólvora, segundo os autos, e os policiais passaram a ser investigados por tortura.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90