Jornal In Foco Publicidade 1200x90
08/05/2018 às 16h09min - Atualizada em 08/05/2018 às 16h09min

Selo Unicef: Núcleo de Cidadania promove palestra para empoderamento democrático de jovens em Canaã

Ascom/PMCC - Jornal In Foco
Ascom/PMCC
Ascom/PMCC
O Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA) promoveu na manhã desta terça-feira (8), na Escola Estadual Irmã Laura, em Canaã, uma palestra voltado ao público adolescente. Junior Vaz, líder adulto do NUCA, e Marili Souza, coordenadora do Selo Unicef em Canaã, foram os responsáveis pela condução do debate.
 
As lideranças trouxeram ao público uma discussão acerca da importância da participação juvenil na política nacional, estadual e também municipal. Conforme lembrou Marili, o título de eleitor só pode ser retirado até a próxima quarta-feira (9). A plateia, composta por jovens de 16 e 17 anos, ouviu atenta as explicações sobre a importância do exercício da cidadania.
 
Davi Azevedo, 16 anos, aluno do segundo ano do ensino médio, acredita que o voto correto pode fazer a diferença na evolução da sociedade. “Acredito que todos nós ganhamos quando votamos bem. A cidade cresce, a escola fica melhor... Acredito que o meu voto faz toda a diferença e essa palestra vem para lembrar a gente que vale a pena votar e acreditar em um país melhor.”
 


Conforme explicação de Junior Vaz, todas as escolas da rede pública municipal, do estado e também as particulares terão uma célula do NUCA, que será responsável por multiplicar a proposta de fortalecer as políticas públicas para os jovens do município. “Nós queremos que os adolescentes se empoderem e se tornem verdadeiros cidadãos. Temos uma série de atividades. Nesse primeiro momento, fizemos visitas a todas as escolas do município para a implantação dos núcleos lá. A partir de agora, os professores, diretores, orientadores vão escolher os alunos responsáveis por essa implantação. Esse trabalho deve se estender até o ano de 2020.”
 
Canaã dos Carajás é um dos municípios no Brasil que detém o selo Unicef. O trabalho do NUCA é uma das condicionantes para a manutenção do selo na cidade. “Estamos fazendo esse trabalho de conscientização através do Núcleo de Cidadania. Hoje nós viemos falar para eles que com o título na mão eles têm uma ferramenta de transformação democrática. Queremos que esse empoderamento deles aconteça de fato e que eles possam saber escolher o melhor perfil de candidato. Pretendemos mobilizar esses jovens e estimular eles a
fazer as melhores escolhas” explicou Marili

.

 
O reconhecimento internacional do Selo Unicef é mantido nos municípios que apresentam bons resultados na melhoria de qualidade de vida de crianças e adolescentes. Para que Canaã continue a ter o Selo, oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), devem ser cumpridos. Vale ressaltar que o município que detém o reconhecimento tem as portas abertas para mais convênios e verbas federais.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90