Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/05/2023 às 19h16min - Atualizada em 20/05/2023 às 19h16min

PF fecha três garimpos ilegais no sul do Pará e apreende maquinário

PF

Também na ação foram resgatados trabalhadores flagrados em condições análogas à escravidão nos garimpos ilegais, localizados em Santa Maria das Barreiras, no sul do estado

 
 
Redenção/PA - A Polícia Federal fechou três garimpos ilegais nesta sexta-feira (19/05) durante a operação "Lyme", em Santa Maria das Barreiras, no sul do Pará. Cinco trabalhadores foram resgatados de situação degradante e utensílios usados na exploração de ouro foram apreendidos.

A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Redenção, na mesma região. Foram apreendidas seis escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, dois caminhões-caçamba, três motores estacionários, mercúrio e 70 gramas de ouro.

Em cada garimpo havia um moinho, sendo um deles de estrutura profissional. Cinco trabalhadores foram resgatados, pois foram encontrados em situação precária, além de trabalharem em jornadas exaustivas. Outros funcionários do garimpo fugiram para o mato com a chegada policial.

O inquérito foi instaurado a partir de denúncia anônima, que relatou a degradação ambiental na região, originada no “Garimpo do Carrapato”, no distrito de Casa de Tábua, no mesmo município.

A operação teve participação do Ministério Público do Trabalho, para tratar das situações de trabalhadores em condições análogas à de escravos. Os responsáveis responderão pelos crimes ambientais, usurpação de bens da União e trabalho escravo.

 

Fonte: PF


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90