Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/05/2018 às 15h05min - Atualizada em 03/05/2018 às 15h05min

​Saúde pública e Projeto PROCAMPO pautam 13ª Sessão Ordinária

Na Sessão Ordinária desta terça-feira os vereadores discutiram sobre a saúde e projeto que visa o desenvolvimento rural.

Virgínia Antony - Jornal In Foco
Ricardo Mesquita
Ontem à noite (02) aconteceu a 13ª sessão ordinária na câmara municipal de Canaã dos Carajás. A noite foi marcada por discursos dos vereadores pedindo mais atenção para a saúde municipal e da aplicação do projeto PROCAMPO.

Diversos vereadores foram até a tribuna e falaram a respeito do estado da saúde pública em Canaã dos Carajás, a começar pelo Vereador Baiano do Hospital (PHS) que disse, “o que está acontecendo nos hospitais é desumano”, e continuou sua fala criticando a gestão, alegando falta de organização, e cobrou ao líder do governo da câmara, o vereador Wilson Leite (PDT) que reivindicasse o direito das pessoas junto a prefeitura, e pediu providências porque a saúde está em primeiro lugar.

A vereadora Maria Pereira (PDT) falou sobre o surto de leishmaniose em que município vem enfrentando, e apontou que já há 7 pessoas confirmadas como vítima da doença em 2018, atentando na urgência para tomar atitudes de combate do mosquito transmissor e outras medidas, como o recolhimento de animais doentes das ruas da cidade. Tudo em favor da saúde pública. Ela ainda completou seu discurso mencionando que os médicos não conseguem atender, pois falta atitude do governo em dar condições para que os profissionais da área da saúde exerçam suas funções.

O vereador e presidente da casa Júnior Garra (PR) ressaltou que é preciso dar mais autonomia aos secretários para que eles possam executar as melhorias que cabe a cada secretaria, sendo necessário ter maior confiança nos indicados. De forma que trabalhem de maneira menos limitada. 

Outro assunto que marcou a sessão, foi a respeito do projeto PROCAMPO – programa municipal de fomento à atividade rural, que foi discutido e votado em regime de urgência para que possa atender os produtores rurais ainda no ano 2018, já que a produção depende das condições climáticas.


Foto: Secretário do Desenvolvimento Rural, Léo Ferreira.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Léo Ferreira, disse que o dia ficaria marcado para a agricultura de Canaã dos Carajás, a regulamentação do PROCAMPO. Já que até o momento não há produtores na região que produza o necessário para atender a demanda, considerando que a lei que assegura que a prefeitura tenha que comprar pelo menos 30% do que é produzido pelo produtor rural local.


Foto: Engenheiro agrônomo Diógenes Canário.

Para o engenheiro agrônomo Diógenes Canário, disse que esse projeto fortalece o produtor rural do município, que a partir de então vai atender a demanda do município, do comercio local levando maior qualidade à mesa da comunidade canaense. “Todos serão beneficiados”, declarou. Ele também ressaltou a necessidade de se iniciar o projeto o quanto antes, pois cada dia de demora atrapalha, deve-se respeitar o período da agricultura, e a lei.

O projeto de lei 009-A/2018 que institui o Programa Municipal de Desenvolvimento do Campo - PROCAMPO foi discutido e votado em regime de urgência. O projeto foi aprovado.
 
 Resumo da sessão

A vereadora Vânia Mascarenhas (PDT), levou a tribuna seu projeto de indicação (nº 033/2018) que pede a viabilização de uniformes para os servidores municipais que exercem a função de vigia. A indicação foi aprovada.

O vereador Wilson Leite (PDT), fez uma indicação (nº039/2018) a respeito da recuperação da VS-45, ligando a liga Vila Planalto até Sr. Caetano. A indicação foi aprovada.

O vereador João Batista Gustavo (PT) fez uma indicação (040/2018) solicitando ao Executivo Municipal que proceda a alteração da LOA – Lei Orçamentária Anual – 2018 no sentindo de alterar a finalidade da Emenda Impositiva nº 005/2017 ao PL nº 045/2017 de sua autoria. A indicação foi aprovada.


Foto: Presidente da Associação dos Produtores Rurais, Sr. Raimundo.

O Presidente da Associação dos Produtores Rurais, Sr. Raimundo, foi até a tribuna e pediu ajuda para a construção de uma sede para que possam realizar reuniões, uma vez que o terreno já foi doado pela prefeitura.

Em seguida foi falado a respeito do projeto PROCAMPO.

Na sequência alguns vereadores foram até a tribuna onde fizeram seus discursos, sobre a saúde pública de Canaã dos Carajás, e também sobre o projeto PROCAMPO. Outros também comentaram sobre a final do Campeonato Rural que aconteceu no último sábado (28), e mencionaram a importância de Jander Fonteles à frente da Fundação Municipal de Cultura Esporte e Lazer – FUNCEL.

O vereador Rael da Marcenaria (PHS) juntamente com vereador João Mendes (PT), pediram que todos presentes fizessem 1 minuto de silêncio pelo falecimento da Dona Irene, moradora da cidade. Após este momento comentou que a final do Campeonato Rural foi uma das mais organizadas de Canaã e o evento movimentou bastante a Vila Ouro Verde que recebeu o evento. Outro a comentar sobre o campeonato foi o vereador (PHS), ele afirmou que o Jander Fonteles na Funcel foi um grande acerto da prefeitura, pois a final de sábado mostrou isso, já que aproximadamente 2.500 pessoas compareceram no local. Ele frisou que o evento de sábado além do esporte também levou cultura aos que estiveram presentes, e que isso é um ganho para a cidade de Canaã dos Carajás.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90