Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/05/2023 às 12h14min - Atualizada em 04/05/2023 às 12h14min

Mesmo com chuvas fortes, calor deve predominar no Pará

Segundo o Inmet, a tendência é que os temporais, como os que ocorreram nos últimos dias, fiquem cada vez mais raros neste mês, com predominância do calor. Previsão é que temperatura aumente um grau este ano

dol
 

Assim como ocorreu nos últimos dois dias, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia no Pará (Inmet/PA) é de chuva forte no período da tarde de hoje (4). No entanto, para os próximos sete dias o sol vai predominar, com chuvas que podem aparecer de forma leve no final da tarde e início da noite e podem ter duração de duas a três horas.

“Os instrumentos apontam que a partir de amanhã, o céu será de pouquíssimas nuvens, por isso que a iminência de chuva cai um pouco. Vale ressaltar ainda que as temperaturas a partir de maio tendem a ficar um grau mais quente diante do que já estamos acostumados, por isso que esse ano será considerado um dos mais quentes”, pontuou José Raimundo, meteorologista do Inmet/PA.

Entre as principais regiões com maior incidência de calor listadas por José Raimundo estão: Conceição do Araguaia e São Félix do Xingu, além de outros municípios do Sul do Pará, que podem chegar a temperaturas superiores a 35 graus. Já em Belém e Região Metropolitana, os termômetros marcam mínimas de 22,5 e máximas de 35 graus.

“No modo geral, todos precisam estar preparados para se proteger do calor, pois teremos fenômenos naturais que começarão a reduzir as chuvas favorecendo muitos dias com máximas. Este ano, por exemplo, será considerado um dos mais quentes já registrados, com elevação de 1 grau na temperatura do que já estamos acostumados”, concluiu José Raimundo.

VOLUME

Mas, apesar da pouca intensidade de chuva, o volume de água neste mês pode alcançar a meta prevista de 340 milímetros. Para se ter uma ideia, o temporal que caiu nos três primeiros dias de maio foi capaz de atingir 30% da previsão do Inmet/PA para o mês, o que gerou pontos de alagamentos nos principais bairros da cidade, com água chegando na altura do joelho dos moradores.

Para Raimundo, as chuvas no início de maio são consideradas normais. “Associadas principalmente a uma instabilidade pelo pulso de convergência intertropical, que é uma concentração de nuvens carregadas que cobriu toda a capital do Estado. Mas consideramos que foi uma ação atmosférica normal devido à distribuição de chuva irregular”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90