26/04/2018 às 16h19min - Atualizada em 26/04/2018 às 16h19min

Hoje dia 26 de abril, é o dia de prevenção e combate à hipertensão arterial.

A finalidade do dia é conscientizar a população a respeito de cuidados importantes para que se evite a doença.

Virgínia Antony - Jornal In Foco
Secretaria de Saúde - Eliana do Vale
Secretaria de Saúde
Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma doença crônica que pode atingir tanto os homens, quanto as mulheres de todas as faixas etárias e classes sociais. O diagnóstico é resultado da força que o sangue faz contra as paredes das artérias para circular pelo corpo, elevando a pressão que fica igual 14/9 ou superior. Se trata de uma doença silenciosa, e geralmente os sintomas só surgem em fases mais avançadas, o que a torna mais perigosa, o que pode ocasionar em infartos, AVCs (derrames) e insuficiência renal terminal.

A causa da hipertensão vem com maus hábitos alimentares (excesso de sal e gordura), estresse, excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo, obesidade, e sedentarismo. Pessoas acima de 60 anos também são mais propensas a doença.

Em Canaã dos Carajás, de acordo com acompanhamento realizado através da Unidades Básicas de Saúde, a cerca de 2.570 cadastrados com hipertensão. No Brasil 32,5% sofre com a doença.

Para se previnir, o ideal é ter uma alimentação saudável juntamente com a prática regular de exercícios físicos. O portador da doença deve manter um tratamento adequado de acordo com a prescrição de seu cardiologista, e manter uma alimentação balanceada, fazendo pouco uso do sódio.


Foto: Programa HIPERDIA 

No município de Canaã dos Carajás tem o programa HIPERDIA que é destinado ao acompanhamento de pacientes que sofrem com Hipertensão ou Diabetes. Através deste acompanhamento são realizadas consultas, exames programados e medicação, que são feitos na Atenção Primaria nas Unidades Básicas de Saúde.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »