Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/03/2023 às 09h00min - Atualizada em 11/03/2023 às 09h00min

Autorizada construção do novo Hospital Municipal de Canaã dos Carajás

- Jornal In Foco

O hall de entrada do Centro Administrativo de Canaã dos Carajás ficou lotado na manhã desta sexta-feira (10). Centenas de pessoas fizeram questão de presenciar de perto a história sendo feita, com a assinatura da ordem de serviço para a construção do novo Hospital Municipal Daniel Gonçalves.

O novo espaço de saúde é um sonho antigo da população do município, e vai contar com 100 leitos, 10 unidades de UTI adulto e mais 10 de UTI infantil, além de hemodiálise, e referência para maternidade de alto risco e traumatologia e com possibilidade de funcionar como escola para cursos de medicina.

O primeiro prefeito de Canaã, Cimar Gomes, participou da solenidade e lembrou o início do funcionamento do primeiro hospital, em 1997. “Participar hoje de algo tão importante é especial e emocionante para mim”, disse.

Já o ex-prefeito de Canaã, Jeová Andrade definiu a data como um “momento ímpar de alegria”. “É uma obra com o objetivo de atender a grande demanda regional, mas também de colocar Canaã em condições de receber cursos de medicina, que é o nosso grande sonho”.

O secretário de Saúde do município, Marcos Silveira, exaltou a grande presença de profissionais da área na assinatura, e afirmou que o novo hospital “vai ajudar a formar pessoas e colocar Canaã no protagonismo”.

Dinilson José, presidente da Câmara Municipal, falou sobre o momento. "Essa é uma das obras mais importantes da história de Canaã. A Câmara sempre estará à disposição para contribuir para o futuro de nossa cidade."

Emocionado, o vice-prefeito Zito Augusto destacou o “orgulho de fazer parte de muitos momentos importantes na história do município”.

Por fim, a prefeita Josemira Gadelha fez questão de destacar os investimentos em infraestrutura que colaboram com a saúde preventiva. Sobre o novo hospital, Ela destacou que é uma “história que começou lá atrás e teve a contribuição de outros gestores.

“Agora trazemos a tão sonhada UTI, um hospital com infraestrutura para realizarmos o sonho de trazer o curso de medicina”.

Também estiveram presentes os vereadores Criatura, Cabelo, Maria Pereira, Miguel da Saúde, Antônio do Lanche, Anuarinho, Webert Felipe e Wilson Leite.

 

Mais sobre o Hospital

O espaço de referência vai contribuir, não apenas com o atendimento da demanda de novas especialidades e leitos do município, mas também para diminuir um déficit da região.

O novo centro de saúde está sendo planejado para acolher ainda uma policlínica, com oferta de consultas e exames especializados; atenção de média complexidade em áreas como diabetes, hipertensão arterial, doença renal crônica, câncer de colo de útero, de mama, e de Próstata; além de contribuir como área de ensino, pesquisa e formação de profissionais de saúde, pois será construído no modelo de Hospital Universitário.

O novo hospital será construído pelo Consórcio Saúde Carajás, formado pelas empresas Quadra Engenharia, CDG Construtora S/A e Saeid Engenharia LTDA. Todas as empresas que compõem o consórcio são referência na construção de hospitais do tipo no Brasil, o que é fundamental para garantir que a obra será entregue no prazo determinado e que seja concluída com total qualidade.

De acordo com o contrato firmado, a empresa tem 18 meses - 1 ano e meio - para entregar o prédio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90