Jornal In Foco Publicidade 1200x90
06/03/2023 às 09h56min - Atualizada em 06/03/2023 às 09h56min

Diagnóstico precoce e prevenção podem desacelerar aumento do diabetes

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) indica que 62 milhões de pessoas vivem com a doença nas Américas; número deve chegar a 109 milhões até 2040

CNN

Cerca de 12,3 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde. A previsão é de que o número de casos aumente, segundo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que indica que 62 milhões de pessoas vivem com a doença nas Américas. Esse número deve chegar a 109 milhões até 2040.

Outro dado que chama a atenção da Opas é que, dos 62 milhões de pessoas com diabetes, 40% não sabem que têm a doença e 284 mil morreram em decorrência dela em 2019. As causas desse aumento expressivo, de acordo com o relatório, estão ligadas ao crescimento dos fatores de risco como o sobrepeso, a obesidade e falta de exercícios físicos pela população.

Uma das formas de combater o avanço do diabetes é o diagnóstico precoce e a prevenção, não somente para a adoção de medicamentos, mas para a promoção de hábitos mais saudáveis, de acordo com o professor Luiz Osório Silveira Leiria, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Diabetes é uma síndrome metabólica e multifatorial que faz com que o organismo desenvolva defeitos na ação ou produção da insulina. A condição é caracterizada pela hiperglicemia crônica, que é o aumento dos níveis de açúcar no sangue e se desenvolve por meio de fatores genéticos, biológicos e ambientais. Pode ser classificado como diabetes tipo 1 ou tipo 2.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90