Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/04/2018 às 17h50min - Atualizada em 20/04/2018 às 17h50min

​Autoescola Fórmula de Canaã foi o primeiro CFC do Estado a utilizar o simulador veicular

Teste aconteceu no Centro de Simulação da Regional de Parauapebas.

Sílvia Lopes - Jornal In Foco
Ricardo Mesquita
Há quase uma década no mercado habilitando novos motoristas, a Autoescola Formula foi o primeiro Centro de Formação de Condutores, não apenas de Canaã dos Carajás, mas de todo o Estado do Pará, a realizar uma aula já utilizando o simulador de direção veicular.

O teste aconteceu na quinta-feira (19), no Centro de Simulação da Regional, localizada no município de Parauapebas, e o contemplado foi Egilson Oliveira Frazão que não escondia a satisfação de ter aberto o caminho para tantos outros futuros motoristas que passarão pela mesma experiência. Na ocasião, o pedreiro realizava a adição de categoria na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O uso do equipamento é obrigatório para quem pretende tirar a CNH ou fazer a inclusão da categoria B.


Foto: Cléber, proprietário da autoescola Formula.

Há dois anos, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), passou a cobrar os simuladores nos CFC’s (Centro de Formação de Condutores) de todo o país, no entanto, somente agora o Pará conseguiu enfim testar a eficácia do novo equipamento, o que para Cléber, proprietário da autoescola Formula, foi uma honra poder, de certa forma, entrar para história. “Pra gente que há tempos já vinha tentando êxito em realizar um teste com o simulador, é muito satisfatório saber que somos a primeira empresa a realizar esse procedimento, saber que cumprimos com todas as exigências do Detran (Departamento de Trânsito) e tudo o que a empresa pede, é muito gratificante. Hoje, inclusive, eu tenho o prazer de ver que meu aluno foi o primeiro do estado a fazer uma aula no simulador”, destacou o empresário.

Aderir a um simulador veicular não é uma tarefa tão fácil e tem custado caro para os empresários, quem já conseguiu aderir ao novo sistema, conta que devido o valor do equipamento o preço da habilitação deve ficar um pouco mais “salgado” para os clientes, uma nova habilitação que antes, por exemplo, custava em torno de R$ 2 mil, agora sai por R$ 3 mil, e acreditem, esse valor é só o interessado praticar o velho “quem não chora não mama”.

Mesmo com o simular, o teste prático e teórico não será extinto, apenas serão acrescidos os testes no equipamento.

Para quem pretende tirar a CNH ou mudar de categoria, é importante saber que em Canaã dos Carajás, apenas três CFC’s estão credenciados a fazer o uso do simulador de direção veicular. Para consultar mais detalhes dessas empresas, basta acessar o site do Detran –PA através do endereço www.detran.pa.gov.br.
Há uma previsão de que até o final do mês de maio, a Itrânsito, empresa que possui soluções tecnológicas para Centros de Formação de Condutores, instale um simulador em Canaã dos Carajás, para que dessa forma, não haja a necessidade de deslocamento para Parauapebas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90