Jornal In Foco Publicidade 1200x90
21/02/2023 às 12h37min - Atualizada em 21/02/2023 às 12h37min

Vítimas de chuvas em Oriximiná recebem apoio da Defesa Civil

Um dos locais mais afetados pelas chuvas foi o bairro Novo Horizonte, onde uma cratera se abriu, devido a força da correnteza provocada pelas enchentes.

dol
 

A Defesa Civil do Pará iniciou nesta segunda-feira (20) o trabalho de levantamento preliminar que irá avaliar os danos causados pelas fortes chuvas registrados no município de Oriximiná, região do Baixo Amazonas. As áreas atingidas estão sendo monitoradas por drones e uma força-tarefa integrada por diversos órgãos da Segup.

Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho, a Defesa Civil já deu início aos serviços de suporte e acolhimento para às famílias atingidas pelo temporal. “Vamos continuar atentos, juntamente com a vice-governadora Hana Ghassan, já em contato com o ministro Jader filho e com o ministro Waldez Góes, que cuida da Defesa Civil Nacional para que juntos possamos atender o quanto antes as pessoas e, acima de tudo, diminuir os impactos dessas chuvas”, disse o chefe do executivo estadual em sua rede social.

Um dos locais mais afetados pelas chuvas foi o bairro Novo Horizonte, onde uma cratera se abriu, devido a força da correnteza provocada pelas enchentes. Oito famílias foram previamente retiradas da área antes do desastre ambiental.

O secretário regional de governo do baixo Amazonas, José Maria Tapajós, também esteve presente no município e acompanhou o trabalho da defesa Civil de perto.

O secretário regional de governo do baixo Amazonas, José Maria Tapajós, também esteve presente no município e acompanhou o trabalho da defesa Civil de perto.

O secretário regional de governo do baixo Amazonas, José Maria Tapajós, também esteve presente no município e acompanhou o trabalho da defesa Civil de perto. |Divulgação

A previsão do tempo indica que o município ainda será castigado por fortes pancadas de chuva nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil, o momento mais crítico foi registrado no último domingo (19).

Assistência social - Além do trabalho defensivo, o governo estadual já atua na assistência às famílias atingidas. O titular da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER) está na comitiva governamental auxiliando a gestão municipal com a solicitação de recursos. “É um problema pontual, com certa gravidade, porque é muita água. O estado tem condições de ajudar essas famílias, com auxílio da prefeitura. Elas podem ter um salário mínimo via defesa civil, com decreto assinado pelo governador. Se houver caso de perda total, ainda podem ter mais três salários mínimos em um processo enviado pela assistência do município. E se houver a necessidade, ainda temos a Cohab para que essas famílias possam reconstruir as suas casas. Felizmente não tivemos vítimas. Os trabalhos estão sendo feitos”, finalizou.

Integração - O secretário regional de governo do baixo Amazonas, José Maria Tapajós, também esteve presente no município e acompanhou o trabalho da defesa Civil de perto. “Chegamos ao município embaixo de chuva, e já tivemos uma demonstração do que a população vem enfrentando. Por isso, o governo do Pará está se fazendo presente aqui. Podemos observar que a cratera é grande, tem risco de aumentar e faremos o possível para fazer essa contenção e evitar mais prejuízos. Vamos garantir todas as condições para que o município faça mais obras estruturantes, ganhando segurança” destacou o represente do governo na região.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90