Jornal In Foco Publicidade 1200x90
18/02/2023 às 12h40min - Atualizada em 18/02/2023 às 12h40min

Pagamento por Serviços Ambientais deve iniciar em breve

O encontro ocorreu no Ministério das Relações Exteriores, em Londres.

dol

pós o encontro com Charles III, o governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), Helder Barbalho, se reuniu com o lord Goldsmith, vice-ministro de Energia, Clima e Meio Ambiente no Ministério das Relações Exteriores. A reunião foi para tratar sobre uma nova cooperação entre o Reino Unido e o Estado paraense para implantar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que deverá ser iniciado em breve. O encontro ocorreu no Ministério das Relações Exteriores, em Londres.

O Governo do Pará elabora o Plano Estadual de Restauração que tem como meta de restauração 6 milhões de áreas degradadas. Por intermédio dele, os trabalhos devem iniciar a partir de um projeto piloto com pequenos produtores rurais, nas áreas da rodovia Transamazônica e no município de São Félix do Xingu, inicialmente. Este piloto conta com a aplicação financeira do governo do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Reino Unido, por meio da The Nature Conservancy (TNC), sobretudo no que diz respeito ao monitoramento e verificação da emissão de carbono.

Vídeo: Helder Barbalho se encontra com rei da Inglaterra

Rei Charles se comprometeu a vir para a COP 30, diz Helder

“O nosso objetivo é fazer com que a floresta viva possa ser monetizada, possa ser precificada em nossa região e a partir daí colocou-se à disposição para debater e discutir apoio para nosso país e particularmente para a Amazônia, no intuito de fazermos todos os esforços necessários para que o Brasil construa um modelo de sustentabilidade com um olhar pela nossa biodiversidade, através da bioeconomia, ressarcindo a população pela preservação da floresta, gerando empregos verdes e garantindo com isso com que haja um olhar da sustentabilidade, mas um olhar social pelos milhões de brasileiros que moram na Amazônia e precisam ser vistos, precisam ser enxergados e serem atendidos”, ressaltou Helder Barbalho.

REMUNERAÇÃO

Em síntese, o projeto piloto tem a finalidade de através do PSA, o Estado possa garantir ao pequeno agricultor que ele se integre na agenda de restauração, sendo remunerado por estar recompondo a floresta Amazônica. O último compromisso do chefe do executivo paraense finalizou com a perspectiva de que novos projetos sejam realizados para melhorar a vida de quem vive e protege a floresta.

“Tivemos a oportunidade de dialogar com o governo da Inglaterra, do Reino Unido, dialogar com a ciência, através do Jardim Botânico, como também a oportunidade de abrir entendimento de oportunidades com diversos investimentos possíveis de fundos que estão intencionados a discutir soluções sustentáveis para a floresta. Tenho certeza de que essas rodadas construídas aqui estarão resultando em grandes oportunidades para que nós possamos viabilizar emprego e renda vinculados à floresta viva, vinculados à floresta em pé e em sustentabilidade para a nossa região”, concluiu o governador Helder Barbalho.

Participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente do Pará, Mauro O’de Almeida, o secretário adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Raul Protázio Romão, o embaixador e coordenador de Relações Internacionais, Everton Vargas e membros da embaixada brasileira em Londres.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90