10/02/2023 às 15h54min - Atualizada em 10/02/2023 às 15h54min
Canaã dos Carajás vai ganhar moderno planetário
- Jornal In Foco
A Prefeitura de Canaã dos Carajás vai inaugurar muito em breve uma grandiosa e importante obra para estudantes e comunidade em geral. Trata-se de um moderno planetário, local capaz de simular o céu e projetar objetos celestes com absoluta perfeição, contribuindo para o ensino sobre astronomia. Estrelas, planetas, satélites e todo o universo são apresentados e suas histórias e funções são descritas.
O planetário de Canaã dos Carajás é o primeiro em 4K da região Norte e o terceiro do Brasil. Ou seja, a projeção dos corpos celestes serão da mais alta qualidade disponível no mercado. A capital Belém possui um planetário, mas não em 4K. O de Canaã dos Carajás tem um domo de 11m e capacidade para 96 pessoas sentadas em confortáveis poltronas.
Além do auditório principal, o espaço contará com duas salas multiuso destinadas a espaços makers. Seu objetivo é viabilizar aos alunos a oportunidade de realizar diversas tarefas, o lugar mais apropriado para desenvolver novas habilidades e a criatividade.
Como é possível ver na foto, a estrutura do planetário está quase pronta e vai funcionar no bairro Cidade Nova. A expectativa é que ele seja utilizado para fazer a diferença no aprendizado dos estudantes de Canaã e contribua para o desenvolvimento científico do município.