Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/02/2023 às 15h20min - Atualizada em 07/02/2023 às 15h20min

Diversidade artística marca o 4º evento Canaã, Berço da Cultura Criativa

- Jornal In Foco
Foi realizado no último sábado (4), na sede do Núcleo de Iniciação Cultural (NIC) o 4º evento cultural do projeto: “Canaã, Berço da Cultura Criativa. A parceria com a FUNCEL e com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) proporcionou ao público presente um momento de muita criatividade, arte e descontração com apresentações de artistas e grupos culturais locais. O evento teve a organização do Pontal – Instituto Cultural, com o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e empresa Tallentus Amazônia.

A diversidade artística foi a grande marca deste quarto evento cultural em Canaã dos Carajás. Na oportunidade, tivemos um pocket show com o cantor Nando Durães interpretando grandes nomes da Música Popular Brasileira e composições autorais; sequenciado pela apresentação do grupo de cultura Afro Brasileira Maculelê composto por um grupo de crianças, que mostraram suas habilidades em dança e percussão encantando a todos os presentes.

Após a apresentação dos pequenos, tivemos a apresentação dos alunos da oficina de música popular “cantos paraenses”, realizada pelo projeto numa parceria com a escola de música Terruá. O coral dos alunos foi regido pelo músico e educador Josué Moraes, com um repertório que exaltou a cultura de nosso estado e o legado dos grandes compositores paraenses.

Durante todo o evento, contamos com uma Feira de Economia Solidária composta por produtos de artesãs locais que expuseram artesanatos variados, produtos em couro e comidas - uma feira de economia solidária bem criativa, organizada por mulheres artesãs que atuam junto ao CRESOL – Centro de Referência da Economia Solidária. Na ocasião, Maria Juciara de Souza, representando as artesãs, subiu ao palco para refletir e afirmar a importância do trabalho coletivo no município.

Dando sequência as apresentações artísticas do evento cultural, os integrantes do grupo de capoeira Dandara Bambula, sob a coordenação do professor Paulo Araújo dos Santos, mostrou uma bela performance dos capoeiristas. O corpo como expressão e manifestação artística e cultural continuou ocupando o palco principal do evento com a apresentação do grupo de dança Ourocan, Uma performance de dança contemporânea, realizada por mulheres deixando ao público, uma mensagem reflexiva que denuncia a violência contra a mulher.

Maiara Cadja, coordenadora do NIC, fez uma fala de agradecimento aos parceiros do evento, ressaltando os cursos e atividades ofertados pelo NIC/Funcel, os quais estão disponíveis para toda a comunidade. Ao final, tivemos a apresentação de Agatha Meirelles, a Miss Pará Gay 2022, que no ano passado venceu o certame em Belém representando Canaã dos Carajás.    

O evento foi totalmente gratuito e contou com um público bastante expressivo. Sua realização e gratuidade foi possível devido o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, via Termo de Fomento Nº08/2022 e Emenda Impositiva Nº 015/2021 de autoria do parlamentar Anderson Mendes.
O 5º Evento Cultural ocorrerá na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás no dia 27 de fevereiro de 2023, onde teremos a abertura da exposição de artes plásticas intitulada: “Carajás Visuais: Novos Olhares”.

Mais sobre os eventos culturais e outras programações você pode acompanhar pela rede social @pontalinstitutocultural. Fiquem ligados nas novidades. Mais informações, pelo contato via What’sApp em (94) 98434-9148 – Jairon Gomes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90