Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/02/2023 às 08h17min - Atualizada em 03/02/2023 às 08h17min

Consórcio Certo MATOPIBA: recomendações da adubação nitrogenada para o consórcio milho–capim

Embrapa

O ativo reúne tecnologias de domínio público e tecnologias desenvolvidas e validadas para o Matopiba (região que envolve partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) referentes ao manejo da adubação nitrogenada para o consórcio entre milho segunda safra e capim.

Quando cultivado na sombra do milho corretamente adubado, o capim absorve no máximo 5% do adubo nitrogenado aplicado no consórcio entre as duas culturas. Essa quantidade não prejudica o crescimento, a nutrição ou a produtividade do milho.

O ativo traz recomendações corretas de adubação para o milho. Não é necessário aumentar a dose de nitrogênio no consórcio em relação à quantidade aplicada no milho solteiro para altas produtividades. Ao mesmo tempo, é importante salientar que as recomendações não devem ser adotadas em lavouras com baixo investimento nas dosagens de nitrogênio.

O Consórcio Certo Matopiba traz mais informação de qualidade e mais segurança ao produtor rural da região sobre a época recomendada de plantio, a adubação e a população adequada de plantas das duas culturas consorciadas.

O resultado é uma lavoura de milho segunda safra mais produtiva, mais lucrativa e mais sustentável. Na sequência, por conta do maior aporte de biomassa no sistema, a cultura de verão, normalmente a soja, aumenta sua produtividade e sua rentabilidade.

Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Prática agropecuária: Prática para manejo da adubação e fertilidade do solo Ano de Lançamento: 2022

Bioma: Amazônia, Cerrado

Unidade Responsável: Embrapa Pesca e Aquicultura

Unidades Participantes: Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Soja

Onde Encontrar:
 Para mais informações sobre a capacitação técnica e certificação de consultores e extensionistas sobre o Consórcio Certo, entrar em contato:

E-mail: cnpasa.sipt@embrapa.br
Telefone: 63 3229 7811 (Whatsapp)

Embrapa Pesca e Aquicultura

Prolongamento da Av. NS 10, cruzamento com a Av. LO 18 Sentido Norte Loteamento Água Fria,
Palmas - TO, 77008-900


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90