Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/02/2023 às 08h06min - Atualizada em 03/02/2023 às 08h06min

Saque- aniversário do FGTS é liberado. Veja se tem direito!

Caso o trabalhador opte por não retirar o dinheiro da conta no prazo determinado, o valor pode ser devolvido ao Fundo

dol

Para quem está precisando de grana, uma boa notícia. Desde a última quarta-feira (1º) um grupo de trabalhadores tem direito a realizar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Trata-se dos nascidos em fevereiro, que tem direito ao saque-aniversário para quem aderiu à modalidade.

Você é um aniversariante de fevereiro que ainda não fez a adesão? É possível solicitar o saque-aniversário até o último dia do mês do seu aniversário, recebendo o valor no mesmo ano.

Os valores da modalidade para quem nasceu em fevereiro ficam disponíveis até o dia 28 de abril. Isso porque o saque-aniversário do FGTS fica disponível por três meses a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador.

Para aderir ao saque-aniversário, é preciso autorizar a modalidade pelo aplicativo oficial do FGTS. Após ativar a modalidade, você não terá direito de retirar o saldo disponível do FGTS se for demitido pelo empregador, porém, ainda recebe a multa de 40% em cima do valor total.

Veja também:

Novo golpe frauda uso do cartão de crédito por aproximação

Vídeo: mototaxistas em Marabá protestam contra o Uber Moto

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

O FGTS é um direito de todo trabalhador formalizado com carteira assinada e consiste em uma contribuição mensal feita pelo empregador, equivalente a 8% do salário do trabalhador, depositado em uma conta vinculada.

O trabalhador pode utilizar o dinheiro do FGTS para compra de imóveis, saque em caso de demissão ou aposentadoria, saque-aniversário ou ainda para pagamento de dívidas em caso de despejo por falta de pagamento.

Fim do saque-aniversário em 2023?

O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, comunicou que o saque-aniversário do FGTS deve acabar e não deverá aceitar novos pedidos em breve. A discussão sobre o tema está agendada para março deste ano.

Segundo o ministro, a intenção é acabar com a modalidade, pois o valor é para garantia e segurança dos trabalhadores no fim do contrato de trabalho, sem sobrecarregar o governo com pedidos de seguro-desemprego e não pagar contas regulares dos brasileiros.

O programa foi criado pelo governo brasileiro com o objetivo de proteger o trabalhador no caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90