Jornal In Foco Publicidade 1200x90
18/04/2018 às 10h23min - Atualizada em 18/04/2018 às 10h23min

Pauta social marca sessão ordinária desta terça-feira

Assuntos relacionado à ajuda e o auxílio a população necessitada, foram destaques na noite de ontem

Virginia Antony - Jornal In Foco
Ricardo Mesquita
Ontem à noite, terça-feira (17), aconteceu na câmera legislativa a 11ª sessão ordinária da câmara municipal de Canaã dos Carajás. E o ponto alto da assembleia, ficou por conta do Instituto Sorriso Legal que relatou experiências com pacientes da cidade.

Imagens do antes e depois das cirurgias, foram exibidas enquanto a presidente do projeto, Ana Guedes falava das ações desempenhadas, e o propósito de tudo que vem realizando juntamente com sua equipe. O instituto que tem sede em Marabá - PA, deve atender também no município de Canaã dos Carajás até o fim de maio deste ano.

 A instituição atende gratuitamente pessoas que nasceram com lábio leporino – que é uma abertura no lábio ou no palato e pode atingir os dois, resultado do desenvolvimento incompleto do lábio ou do palato (céu da boca).  O Sorriso Legal já existe há 18 anos, e já realizou 8.000 mil cirurgias, que proporcionam a pessoas de várias faixas etárias um novo sorriso. 


Foto: Ana Paula Guedes falou durante a sessão das cirurgias feitas elo instituto.

Ana falou sobre a importância do projeto, que é de devolver a dignidade de quem sofre com esta má formação, e deseja ter um novo sorriso. Sobre os atendimentos do Sorriso Legal que serão realizados em Canaã dos Carajás, Ana Guedes declara, “nós vamos poder realizar as cirurgias no hospital próprio do município, e isso para nós é muito gratificante”.De acordo com ela, a cada visita da equipe na cidade poderá ser feita de 6 a 10 cirurgias.

Resumo da Sessão

O vereador Geisiel Ribeiro levou a tribuna, um projeto de indicação que é de construir uma escola de ensino fundamental na Colônia Sol Nascente (colônia do Zé Leviano). O vereador ressaltou que as crianças estudam em lugares distantes, e no período de chuva o estado em que ficam as estradas dificultam ainda mais o acesso às escolas. 

O vereador Wilson Leite discordou da indicação, e avaliou dizendo que este tipo de escola não tem dado muito certo, por conta da inconstância das famílias nos locais. O ideal, seria melhorar o acesso às escolas da região, para que se não se desperdice dinheiro público.  

Já o vereador Rael da Marcenaria, disse que a indicação de Geisiel Ribeiro foi muito louvável, e que ele poderia contar com seu apoio. Com a fala, Rael arrancou aplausos do público presente. Além dele, outros vereadores se manifestaram a favor da construção da escola. O projeto indicado foi aprovado.


Foto: Ronaldo Araújo desenvolvimento social.

O Secretario do Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo, falou a respeito dos últimos feitos da secretaria, e mostrou números dos programas de assistência no município. Dentre tantas informações, foi mostrado que há 7.000 famílias de Canaã dos Carajás cadastradas no Programa Bolsa Família, e o número de beneficiados é de 4.367. Araújo também falou sobre outros tipos de benefícios e acompanhamentos que a Secretaria do Desenvolvimento social têm realizado na região.

O vereador e presidente da câmera, Júnior Garra, comentou e enalteceu o trabalho realizado pelo Instituto Sorriso Legal, ele declarou, "só quem passa pelo problema e os seus familiares, sabe o que é". E ele que nasceu com lábio leporino, acrescentou, "passar pelo processo cirurgico não é só questão de vaidade". 

Garra também mostrou dados sobre a segurança pública, e apontou queda nos números de roubos em Canaã dos Carajás. Diminuiu em 68% as ocorrências roubos de outubro de 2017 para abril de 2018, mesmo com o município enfrentando dificuldades. Mas, ressaltou que a segurança pública da região carece de melhorias.

A vereadora Maria Pereira foi a tribuna e comentou que a assistência social não limita apenas a doação de cestas básicas, mas no desenvolvimento humano. Ela chamou a atenção para que se ofereça um serviço de qualidade à população canaense.

O vereador Wilson Leite discursou sobre a necessidade de melhorar os atendimentos nas agências bancárias da cidade, e convidou aos demais vereadores, para irem juntos à Belém, atrás das superintendências dos bancos para solicitarem melhorias para as agências de Canaã dos Carajás.

Quanto ao projeto de lei 005/2018, de autoria do Executivo Municipal, que é a alteração na Lei Orçamentária Anual –LOA, que pede realinhamento na base de cálculos com previsão de novos recursos e de outras providências.

Os vereadores Dionísio Coutinho e João Nunes, justificaram a alteração, e explicaram que não se trata de novas fontes que foram abertas, mas a ampliação da quantidade de finanças que já existiam, e que se trata de um realinhamento em função da nova receita. O projeto foi aprovado em 1ª sessão.

Por fim, alguns vereadores fizeram seus agradecimentos e foi encerrada a 11ª sessão.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90