Jornal In Foco Publicidade 1200x90
02/02/2023 às 10h40min - Atualizada em 02/02/2023 às 10h40min

Canaã recebe 29 alunos de medicina para internato

- Jornal In Foco
Fotos: Diego Barbosa
Canaã dos Carajás recebeu na manhã desta quinta-feira (2) 29 alunos do curso de medicina da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR) de Redenção. A Terra Prometida será a anfitriã do internato médico destes estudantes pelos próximos dois anos. A cerimônia de recepção dos internos foi realizada no auditório do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB) e reuniu autoridades do município e região, como a prefeita Josemira Gadelha, o secretário de Saúde Marcos Paulo Silveira e a diretoria da FESAR.

Marcos Paulo falou sobre a alegria de receber os estudantes, afirmou que esse é um passo importante para o município e destacou que Canaã está apta para o internato médico. “Isso prova que temos capacidade para receber alunos, potencial para ensinar. Estes estudantes vão encontrar uma boa estrutura de trabalho.”

Adriele Fontes, diretora geral da FESAR, falou sobre a importância da parceria entre a instituição e o município. “Acredito que todos têm a ganhar. Espero que os alunos aproveitem essa oportunidade de trabalho e aprendizagem.”

A prefeita Josemira pediu que os alunos sigam o modelo de trabalho dos profissionais que já atuam em Canaã. “Quero que saibam que nós trabalhamos com humanidade. Peço que tenham cuidado e carinho pelas pessoas, o que será essencial no trabalho que vão desempenhar em suas vidas. Canaã é uma cidade que que abraça, acolhe e quero que os internos somem a este projeto.”

O internato médico é uma etapa do curso de medicina que corresponde a um estágio curricular obrigatório de treinamento em serviços, próprios ou conveniados e sob supervisão direta. Serão dois anos de internato que marcam o início da carreira profissional dos novos médicos, que passam a aplicar o conhecimento adquirido ao longo da graduação. Neste primeiro momento, os alunos conhecerão o fluxo das unidades de saúde e do Hospital Municipal, as estruturas e regras de funcionamento e, a partir de segunda-feira dia (6), iniciarão suas atividades. Vale destacar que entre os 29 alunos do curso, três são moradores de Canaã dos Carajás que fazem medicina em Redenção e agora voltam na reta final do curso: Andressa Nunes Alves, Glaucy Rejani Amarante Corrêa e Yuri de Souza Guirelli.

Para Canaã, que almeja ter um curso de medicina e vai começar a construir em breve um hospital universitário, ser anfitriã de um internato médico é um passo importante na história. O objetivo é construir bases fortes para consolidar o município como referência em saúde no estado.

(Kleysykennyson Carneiro)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90