Jornal In Foco Publicidade 1200x90
01/02/2023 às 12h03min - Atualizada em 01/02/2023 às 12h03min

Mudanças climáticas aumentam o risco de doenças .

Especialistas lembram que reforçar a imunidade é essencial para prevenir ou diminuir os efeitos de doenças comuns nesta época do ano.

dol

Mudanças climáticas bruscas ou variações da temperatura ao longo dia, como vem acontecendo na Região Metropolitana de Belém (RMB), podem ser uma ótima oportunidade para doenças como, por exemplo, infecções virais ou bacterianas, atingirem o organismo humano. Especialistas lembram que reforçar a imunidade é essencial para prevenir ou diminuir os efeitos de doenças comuns nesta época do ano.

A médica infectologista Andréa Beltrão conversou com o DIÁRIO e destacou quais são os problemas que mais atingem a saúde nesse início de ano, quando geralmente há uma forte oscilação do clima. “Estamos em um período de aumento da quantidade de chuvas, que ocasiona muitos alagamentos. Então, é comum ter o crescimento de doenças relacionadas a esse acúmulo maior de água, como a dengue e a chikungunya”, contou.

Outra doença que fica em maior evidência nesta época do ano é a leptospirose. “Essa é uma doença que pode ter complicações graves e que também está relacionada a essa questão de alagamentos, visto que a infecção ocorre pelo contato da urina de animais, principalmente de ratos, que costumam estar presente em áreas nessas áreas de acúmulo de água e lixo”, disse.

CONSEQUÊNCIAS

A especialista também contou quais são os efeitos que as mudanças climáticas causam no organismo. “Toda essa variação de temperatura causa alterações em nosso corpo, mais especificamente nas células epiteliais das vias áreas. Dessa forma, abre-se brechas para que essas infecções virais e bactericidas ocorram em maior grau, às vezes, até mais de uma vez ao longo desse período”, explicou.

A médica deu algumas dicas para a população se prevenir dessas doenças comuns neste período, como evitar a exposição em áreas de alagamento e manter uma boa alimentação a base de produtos mais naturais possível. “Além disso, é importante também ingerir bastante água para manter a hidratação do corpo e ter um sono regulado”, orienta.

No caso de crianças e idosos, a atenção deve ser ainda maior, alertou a infectologista. “Essas mudanças realmente afetam bastante essa população. Nesses casos, além de seguir as dicas anteriores, deve-se também observar se a vacinação está em dia. Temos vários imunizantes disponíveis para combater uma série de doenças como, por exemplo, a H1N1 e a Covid-19. Fazer esse reforço também é importante”, listou.

Manter visitas regulares ao médico também é uma forma de manter a saúde em dia e prevenir sintomas graves das doenças. “O acompanhamento médico é importante, principalmente se você já tem outros males como hipertensão, diabetes ou insuficiência respiratória. Ter essa frequência ajuda a combater complicações que podem ser potencializadas com uma infeção”, alertou a especialista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90