Jornal In Foco Publicidade 1200x90
30/01/2023 às 10h57min - Atualizada em 30/01/2023 às 10h57min

Prefeitura inaugura revitalização de avenidas e urbanização do bairro Bela vista

- Jornal In Foco

Mais segurança, trafegabilidade e muita beleza para quem transita em direção ao Parque Veredas e aos bairros Bela Vista, Residencial Canaã e região. Assim será a vida do cidadão canaense que vai utilizar as avenidas Agenor Paiva e Cinco de Outubro, que receberam nova pavimentação e benfeitorias. Quem mora no bairro Bela Vista vai desfrutar da urbanização completa das ruas.

Na noite da última sexta-feira (27), a Prefeitura de Canaã dos Carajás entregou à comunidade o asfaltamento do bairro Bela Vista, a revitalização da avenida Agenor Paiva e a revitalização e construção de trecho novo da avenida Cinco de Outubro. O valor dos investimentos é de, aproximadamente, R$ 40 milhões e beneficia milhares de famílias canaanenses que vivem na região. O destaque foi para a presença em peso da comunidade, que prestigiou o evento, realizou um passeio ciclístico e se movimentou durante sessão de zumba e step dance.

revitalizadas, avenidas dão acesso ao Parque Veredas e região

A pavimentação da Agenor Paiva compreende a 1,653 km de via duplicada asfaltada, com 7,467 mil m² de calçadas com acessibilidade e 4,3 mil m² de ciclo faixas. Já a Avenida Cinco de Outubro conta com 2,7 km de via duplicada asfaltada – sendo 1,8 km de via totalmente nova -, 12,678 mil m² de calçadas e 6,8 mil m² de ciclo faixas. Ambas têm arborização, iluminação em LED, sinalização de trânsito vertical e horizontal e piso tátil nas calçadas e ciclovias.

Markes Coelho de Sousa é presidente do Clube dos Ciclistas de Canaã dos Carajás e aprovou as obras. “É muito importante que as avenidas sejam urbanizadas, pois trazem mais segurança aos ciclistas. As barreiras físicas nos protegem dos veículos. A Agenor Paiva e Cinco de Outubro já fazem parte do roteiro do nosso pedal de segunda-feira, por serem bem sinalizadas, terem iluminação e nos levar até a entrada do Parque Veredas”, disse.

Clube de Ciclistas participam de inauguração

O bairro Bela Vista recebeu 7 km de asfalto, meio-fio e sistema de drenagem superficial e profunda. Moradora do local há 8 anos, a servidora pública Mariluce Dias Silva relembrou as dificuldades que enfrentava antes da pavimentação. “Era muito complicado ir trabalhar. Às vezes tinha que pedir ajuda para me buscarem em casa, pois era muita lama. Agora está uma maravilha, tudo muito bonito!”, afirmou.

Inauguração teve passeio Ciclístico e aulões de zumba e step dance

Grupo Viver Mais, da Funcel

O evento teve a participação do Clube dos Ciclistas de Canaã dos Carajás, que realizou um Passeio Ciclístico partindo da Avenida Weyne Cavalcante até o local da cerimônia, na avenida Cinco de Outubro. As turmas do grupo Viver Mais da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel) realizaram uma sessão de zumba e step dance ao final da cerimônia. E a secretaria da Mulher e da Juventude realizou o pré-cadastro de mulheres da região para participarem dos programas de capacitação da prefeitura.

Filho de Agenor Paiva, Walter agradece homenagem ao pai

Participaram da cerimônia, a comunidade do bairro Bela Vista, a família do pioneiro Agenor Paiva, a prefeita Josemira Gadelha, o vice-prefeito e secretário de obras Zito Augusto, o presidente da Câmara dos Vereadores Dinilson José, os vereadores Wilson Reis, Maria Pereira, Webert Felipe, Cabelo e Criatura e demais autoridades municipais.

Na oportunidade, a família do pioneiro falecido Agenor Paiva – homenageado com o topônimo da avenida -, foi saudada por todos os presentes. Walter Paiva, filho de Agenor, agradeceu aos vereadores pela homenagem. “A avenida está muito bonita, obrigado a todos pelo apoio”, disse.

O vereador Clevis Criatura, que fez a indicação do asfaltamento do Bela Vista na câmara, destacou que a obra surgiu de uma demanda dos moradores. “Estivemos na casa do morador Reinaldo e conversamos com sua família e vizinhos. Lá, fizemos o compromisso de asfaltar esse bairro. Fico feliz em poder contribuir para melhoria da vida de tanta gente que mora na região”.

secretaria da Mulher e Juventude encaminha cidadãs para programas de capacitação profissional durante evento

O presidente da câmara dos vereadores Dinilson José fez a indicação da revitalização e da construção do trecho novo da avenida Cinco de Outubro, agradeceu ao Governo Municipal pela parceria. “Temos uma gestão comprometida com o povo. Essa é uma vitória de todos na região”, declarou.

O vice-prefeito e secretário de obras Zito Augusto agradeceu o empenho dos engenheiros, técnicos, fiscais e profissionais que realizaram as obras. “Nós demos um salto de qualidade em nossas obras. Estamos sempre em contato com a secretaria de segurança viária para desenvolvermos projetos que permitem o tráfego de automóveis, pedestres e ciclistas em harmonia”, afirmou.

Josemira anuncia construção de nova escola e lago recreativo

No seu discurso, a prefeita Josemira Gadelha falou dos esforços da gestão em melhorar a vida das pessoas: “estamos todos unidos por uma só causa que é trazer qualidade de vida para todos os moradores. Segurança no trânsito, arborização, iluminação, tudo isso passa por pensar a cidade a partir do seu povo. Saber o que o cidadão precisa e realizar obras que façam a diferença na vida de todos”, disse.

Josemira também falou das obras que estão prestes a começar na região, como a construção da escola do bairro Bela Vista, com 14 salas de aula e quadra poliesportiva. A prefeita anunciou a construção do Lago Recreativo do bairro Nova Esperança I, que terá pista de caminhada, playground e arborização. Por fim, destacou a reforma e ampliação da escola municipal João Nelson, que fica no bairro Monte Castelo.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90