Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/04/2018 às 16h11min - Atualizada em 17/04/2018 às 16h11min

​PM confirma morte de cinco fugitivos do presídio de Bragança durante perseguição; conduta é investigada

Segundo a Susipe, ainda não é possível confirmar se as vítimas eram custodiados do Centro de Recuperação de Bragança e que aguardará identificação dos corpos pelo IML

- G1 PA, Belém
g1.globo.com
Internet
A Polícia Militar informou que cinco fugitivos do Centro de Recuperação Regional de Bragança (CRBB) morreram durante perseguição policial nesta segunda-feira (16), no nordeste do Pará. Uma rebelião aconteceu na unidade prisional, que terminou em oito fugas. De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), os corpos ainda serão identificados pelo IML e por isso não confirma se as vítimas eram custodiados do centro. Os quatro PMs envolvidos na ação foram autuados e serão investigados pela morte dos presos.

Segundo a Corregedoria da Polícia Militar do Pará há indícios de excessos no uso da força policial durante perseguição dos fugitivos, indicando que eles tenham agido com violência extrema e desnecessária, se comparados ao risco que os detentos ofereciam.

Os militares foram presos na sede do 33º Batalhão da Polícia Militar, mas após terem sido ouvidos foram liberados. De acordo com a Corregedoria, as condutas de cada um só serão comprovadas após a entrega dos laudos periciais e de microbalística. O procedimento inicial foi convertido em um inquérito, que possibilitará um aumento do prazo para entrega de provas que individualizem as ações de cada PM.

Fugitivos

A Susipe confirmou a fuga de 8 detentos. Nesta terça (17) o órgão informou que dois deles já foram recapturados: Luan Victor do Rosário Reis e Rafael Rodrigo Sousa da Silva.

Já entre os sete detentos feridos, cinco deles já foram liberados e retornaram à unidade prisional. Outros dois detentos ainda continuam internados em um hospital de Bragança, mas, segundo a Susipe, devem ser transferidos para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência de Ananindeua. O estado de saúde deles é considerado estável.

Até então, nenhuma morte é confirmada pela Susipe, que reiteirou que o órgão é responsável somente pela custódia de presos. Atualmente, a unidade custodia 315 detentos, mas a capacidade é para 122.

O detento Cláudio Robson Amorim continua foragido. As buscas são realizadas por equipes da PM. Quem tiver qualquer informação pode fazer uma denúncia anônima pelo 181. O sigilo é garantido.

Tentativa de fuga

No dia 10 de abril, 21 presos e um agente penitenciário morreramdurante uma tentativa de fuga do Centro de Recuperação Penitenciária do Pará III (CRPP III), em Santa Izabel. Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) feito em fevereiro deste ano alertou para o risco de "resgate realizado com apoio externo" no presídio. Em fevereiro, a unidade tinha 52% mais presos do que a capacidade: havia 660 detentos para 432 vagas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90