Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/01/2023 às 11h12min - Atualizada em 20/01/2023 às 11h12min

Inscrições abertas para oficina de Formação de Projetos Culturais e Captação de Recursos

- Jornal In Foco
Este ano novos caminhos são traçados para a Cultura no Brasil com a retomada do Ministério da Cultura, com a implementação da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc II, além do aumento de valores de incentivos fiscais concedido pelo Governo do Estado do Pará às empresas que financiam projetos culturais utilizando-se da Lei Semear 6572/23; além de recursos liberados pela Lei Nacional de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet 8313/91. Estes são alguns dos mecanismos legais que contribuem para as políticas públicas de fomento à cultura no Brasil que se somam aos muitos editais lançados por empresas públicas e privadas. 
         
Na última segunda-feira, dia 16 de fevereiro, o Ministério da Cultura em parceria com o Banco do Brasil lançou um novo edital de cultura. De acordo com a nova Ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Minc tentará também estabelecer editais de incentivo à cultura através do Banco da Amazônia (BASA) e o Banco do Nordeste (BNB).

A Fundação Cultural do Pará também lançou o Edital de Prêmio FCP de Incentivo à Arte e Cultura 2023 com distribuição de 200 prêmios direcionado a música, teatro, dança, circo, artes visuais, literatura, audiovisual, diversidade cultural e transformação social. São muitas oportunidades para os artistas, produtores culturais, grupos informais e organizações culturais que precisam ser acessados com bons projetos elaborados.
São editais culturais que devem movimentar a economia regional e nacional fortalecendo a cadeia produtiva da cultura em todos os estados da federação.

É nesta conjuntura de um novo cenário brasileiro que o Projeto: “Canaã, Berço da Cultura Criativa” abre as inscrições para a formação em “Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos” trazendo uma especialista para partilhar seus conhecimentos e experiencia no período de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2023.

Deize Botelho, é gestora da empresa Tallentus Amazônia, especializada em Métodos e Técnicas de Elaboração de Projetos, com largo conhecimento em fontes de financiamentos. Graduada em Serviço Social e Sociologia, é Mestre em Dinâmica Territorial e Sociedades Amazônicas. Para Deize, a formação em elaboração de projetos dará oportunidade aos conselheiros de culturas, produtores culturais e pessoas atuantes nas mais diversas linguagens artísticas e manifestações culturais apreenderem a elaborar os seus projetos com autonomia e eficácia, podendo concorrer nos editais de incentivo à cultura em nível municipal, estadual e federal.

Com relação as inscrições da formação em elaboração de projetos culturais e captação de recursos, as inscrições podem ser feitas através do link disponível aqui na matéria ou pelo QR Code ao final do texto.   

A atividade acontecerá de forma mista, sendo 15 horas de forma presencial com os encontros no NIC – Núcleo de Iniciação Cultural de Canaã, no horário das 18h às 21h30; e 15 horas de forma remota, com reuniões e atendimentos direcionados, na modalidade online.
 As inscrições e a formação acontecem de forma gratuita com certificação ao final do processo.
 
 
Informações:
Formação: Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos.
Público: Conselheiros de cultura, artistas, músicos e produtores culturais.
Período: De 31/01 a 02/02/2023.
Instrutora: Deize Botelho
Modalidade: 50% presencial e 50% online.
Inscrições: Gratuita por meio do link ou QR Code.
Apoio: Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás.
Realização: Pontal, Instituto Cultural.
Parceiros: Tallentus Amazônia, NIC, FUNCEL e Conselho de Cultura.
 
Para saber mais e ficar por dentro da programação do projeto, acesse a rede social em @pontalinstitutocultural e fiquem ligados nas novidades. Em 2023 a cultura vai tomar conta de Canaã! O projeto é possível graças ao Termo de Fomento Nº 08/2022 e Emenda Impositiva Nº15/2021 de autoria do vereador Anderson Mendes. Mais informações, você poderá obter pelo contato via What’sApp em (94) 98434-9148 – Jairon Gomes e em nossas divulgações pelas redes sociais.
 
Este é o link para inscrição na formação
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90