Jornal In Foco Publicidade 1200x90
16/01/2023 às 12h13min - Atualizada em 16/01/2023 às 12h13min

Atendimento de infarto pode ser de apenas 15 minutos

Da porta de entrada até o procedimento de desobstrução da artéria, o hospital já chegou à marca recorde de 15 minutos.

dol
 

Na área da saúde cada minuto faz a diferença. Além de salvar vidas, o tempo bem administrado pode, também, reduzir os riscos de sequelas aos pacientes. Na Cardiologia Intervencionista, por exemplo, o tempo Porta-Balão, indicador de referência mundial, impacta diretamente na evolução de quadros de infartos do miocárdio. No Pará, o Hospital Unimed Prime - HUP é referência por reduzir esse tempo de 1 hora e meia para até 15 minutos, diminuindo riscos de morte e sequelas de pacientes infartados.

O Porta-Balão é um indicador que determina a saúde do músculo cardíaco irrigado pela artéria infartada. No Hospital Unimed Prime, vários fatores explicam a redução para um tempo mínimo de atendimento, um deles é a exclusividade de plantonistas no hospital, ressalta o Dr. Marcos Reale, médico cooperado da Unimed Belém, responsável técnico pelo Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Unidade.

Dr. Marcos Reale - médico cooperado da Unimed Belém, cardiologista, e responsável técnico pelo Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Unimed Prime - HUP.

Dr. Marcos Reale - médico cooperado da Unimed Belém, cardiologista, e responsável técnico pelo Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Unimed Prime - HUP.

Dr. Marcos Reale - médico cooperado da Unimed Belém, cardiologista, e responsável técnico pelo Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Unimed Prime - HUP. |Divulgação

“O Prime é o único hospital de Belém, onde fica um hemodinamicista de plantão esperando chegar um infarto agudo. Em outros lugares, os profissionais ficam de sobreaviso, tendo que se deslocar de onde estão até o paciente. Você pode ter a melhor máquina do mundo, o melhor médico do mundo, mas se o tempo Porta-Balão for muito alargado isso impactará no coração do paciente”, pontua o cardiologista.

Em 2022, o tempo porta-balão do HUP foi fundamental para o paciente Ubirajara Lima. O aposentado, de 71 anos, sofreu um infarto e passou cerca de 20 dias internado na UTI do Hospital Unimed Prime. O beneficiário relembra com emoção os laços afetivos que construiu, destacando ainda a infraestrutura do hospital, que foram fatores fundamentais para a sua recuperação.

“Na mesma hora em que eu cheguei, passei pela triagem e já fui encaminhado para a observação na UTI. Fiz um cateterismo com o Dr. Reale, para a desobstrução das veias coronárias. Mas ainda segui no hospital para realizar uma ponte de safena e uma mamária. Passei muito mal depois desses procedimentos, mas a equipe conseguiu reverter a situação. Durante todos os dias recebi um tratamento humanizado, por profissionais que eu denominei de anjos. E a minha conclusão é que eu não precisei me deslocar de Belém, para outra capital para ter um atendimento de excelência. O Hospital Unimed Prime, detém de equipamentos sofisticados e uma excelente equipe médica e de enfermagem, com os quais mantenho contato até hoje. Criamos uma relação afetiva muito forte.”, relata, Ubirajara.

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Unimed Prime, conta com profissionais de enfermagem especializados, farmácia satélite e uma UTI Cardiológica, diminuindo ainda mais o tempo Porta-Balão, e reduzindo outras possíveis complicações nos quadros dos pacientes.

Equipamento de alta tecnologia "Azurion 7", que realiza intervenções cardíacas guiadas por meio de imagem.

Equipamento de alta tecnologia "Azurion 7", que realiza intervenções cardíacas guiadas por meio de imagem.

Equipamento de alta tecnologia "Azurion 7", que realiza intervenções cardíacas guiadas por meio de imagem. |Divulgação

“É tudo muito organizado, e conectado. O paciente chega na Sala Vermelha do Prime, e em até 5 minutos é feito o eletrocardiograma, durante a triagem, sem precisar esperar para a internação. Feito o diagnóstico, sobre o qual a equipe de hemodinâmica é notificada. O maqueiro leva o paciente, para que seja preparado para o procedimento cirúrgico em até 10 minutos. Isso permite que o paciente saia sem sequela nenhuma de um infarto.”, detalha Reale.

A tecnologia é um outro fator diferencial na evolução clínica do paciente, o hospital, foi o 3º do Brasil a investir no equipamento de ponta conhecido como “Azurion 7”, que realiza intervenções cardíacas guiadas por meio de imagem. “Esse equipamento de ponta nos mostra o mapa das artérias do coração. Ele fica traçado no monitor em tempo real, permitindo que se faça um caminho com precisão e agilidade até a lesão. Essa tecnologia usa quantidade menor de radiação, cerca de 30%, e uma quantidade mínima de contraste. É o mais sofisticado da região, que permite ver as artérias em diferentes angulações.”, conclui o médico cooperado, Dr. Marcos Reale.

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio é a maior causa de óbitos no país. A estimativa é que ocorram cerca de 300 a 400 mil casos anuais de infarto e que, de cada cinco a sete casos, ocorra uma morte. Em caso de atendimento sugestivo de infarto é essencial que o acolhimento seguro, na urgência e emergência, ocorra no menor tempo possível, diminuindo qualquer tipo de risco à saúde do paciente.

Os principais fatores de risco são sedentarismo, alimentação ruim, tabagismo e estresse. A prática de atividades físicas, e alimentação adequada são hábitos importantes que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças e os riscos de infartar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90