Jornal In Foco Publicidade 1200x90
14/01/2023 às 19h59min - Atualizada em 14/01/2023 às 19h59min

Novos membros da Corregedoria Geral e Conselho Superior

A gestão terá duração de dois anos (2023-2024)

dol
 

Os novos integrantes da Corregedoria-Geral (CGMP) e do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) tomaram posse na última segunda-feira (9), em uma sessão solene promovida pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ). A solenidade ocorreu no Plenário Octávio Proença de Moraes, que fica no edifício-sede da instituição, em Belém.

STF torna Bolsonaro investigado por incitar ataque golpista

A sessão foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr e contou com a presença do presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP), Alexandre Tourinho, e do presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Manoel Murrieta.

O procurador de Justiça Sérgio Tibúrcio dos Santos Silva foi empossado como novo corregedor-geral do Ministério Público do Estado, para o biênio 2023-2024. Na ocasião tomaram posse nos cargos de 1º subcorregedor-geral, o procurador de Justiça Ricardo Albuquerque da Silva e 2º subcorregedor-geral, procurador de Justiça Waldir Macieira da Costa Filho.

A Corregedoria-Geral é responsável, entre outras atribuições, pela orientação e fiscalização das atividades funcionais e a conduta dos membros do Ministério Público, além de efetivar a avaliação dos planos de atuação enviados pelos membros.

A diretoria terá a gestão por 2 anos

A diretoria terá a gestão por 2 anos

A diretoria terá a gestão por 2 anos |( Reprodução )

Em seu discurso de posse, o Corregedor-Geral do MPPA, Sérgio Tibúrcio salientou o papel do órgão ministerial: "O Ministério Público defende o interesse da sociedade, nós somos os verdadeiros advogados da sociedade. E essa sociedade está sempre esperando alguma atitude boa, alguma atitude forte, firme, correta e segura por parte dos promotores. Este Ministério Público tem que continuar atuante porque se a gente não ocupar o espaço constitucional que a própria Constituinte nos deu, a gente corre risco de cair. Isso é sério. Estando junto com a sociedade, trabalhando para esta sociedade, com e para esta sociedade, nós teremos muito mais êxito e seremos um Ministério Público cada vez mais forte. E é isso que eu quero."

Parlamento italiano decide hoje se dá cidadania a Bolsonaro

Como integrantes do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) foram empossados os procuradores de justiça Marcos Antônio Ferreira das Neves, Cândida de Jesus Ribeiro do Nascimento, Rosa Maria Rodrigues Carvalho e Francisco Barbosa de Oliveira e Nelson Pereira Medrado, eleitos em pleito realizado no dia 1º de dezembro do ano passado. O mandato dos novos conselheiros também será para o biênio 2023-2024.

Entre as atribuições do Conselho Superior estão: a elaboração de listas sêxtuplas aos Tribunais; a indicação ao Procurador-Geral de Justiça, por meio de lista tríplice, dos candidatos à remoção ou promoção por merecimento; indicação do nome do membro mais antigo na entrância ou categoria, para remoção ou promoção por antiguidade; entre outras previstas em lei.

A solenidade de posse ocorreu na sede do MPPA, em Belém

A solenidade de posse ocorreu na sede do MPPA, em Belém

A solenidade de posse ocorreu na sede do MPPA, em Belém |( Reprodução )

Representando os novos membros do Conselho Superior, o Procurador de Justiça Marcos Neves abordou a importância da atuação dos Promotores de Justiça: "o membro tem que desempenhar o seu papel principalmente nesses momentos difíceis em que a sociedade clama por uma instituição que a defenda, que defenda a democracia e as instituições democráticas. E os Promotores e Promotoras, que estão na ponta, tratando diretamente com a sociedade e levando o nome da instituição, fortalecem-na perante a sociedade. Tudo que fazemos só se justifica quando o nosso trabalho engrandece essa instituição."

Também são conselheiros o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral do MPPA. Os procuradores de Justiça Hamilton Nogueira Salame, Maria do Socorro Martins Carvalho, Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves, Leila Maria Marques de Moraes e Luiz Cesar Tavares Bibas também tomaram posse como membros suplentes do CSMP .

Em seu pronunciamento, o Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. agradeceu pelos préstimos dos membros que encerram seus ciclos, parabenizou os empossados e abordou o papel do Ministério Público na defesa intransigente das instituições democráticas.

"Estamos novamente vivendo um período delicado da nossa democracia, mas é o período em que as instituições e os poderes voltam a reafirmar a sua importância e a sua solidez. É nesses momentos de vilipêndio à democracia, que é demonstrada a fortaleza das nossas instituições. A cabal mostra de que nós realmente, ao sermos colocados sobre prova, temos condições de continuar gerindo e administrando o Estado de Direito e a Democracia em nosso país. Vamos enfrentar muitas dificuldades ainda, porque o Ministério Público foi forjado nas intempéries. O Ministério Público, com o perfil da Constituição de 1988, foi fortalecido para incomodar e por incomodar paga pelos seus acertos, mais que pelos seus erros.", destacou o PGJ.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90