Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/01/2023 às 10h53min - Atualizada em 13/01/2023 às 10h53min

2023: Pontal retoma atividades culturais em Canaã dos Carajás

Equipe do Pontal – Instituto Cultural afirma que a cultura vai tomar conta de Canaã dos Carajás em 2023

- Jornal In Foco

O Pontal – Instituto Cultural já está na ativa e em 2023 a CULTURA vai tomar conta de Canaã dos Carajás. Após o sucesso das atividades do ano de 2022 e do recesso de fim de ano é hora de retomar os trabalhos.

De acordo com Deize Botelho, diretora da empresa Tallentus Amazônia, 2022 foi um ano de muitas conquistas para todo o time do Pontal. Em um balanço rápido podemos mencionar que demos início as atividades do Projeto: Canaã, Berço da Cultura Criativa em meados do mês de julho, e a partir de então uma série de atividades passaram a acontecer na cidade em função da execução do projeto.

Ao longo de todo o ano realizamos a entrega de três eventos culturais que aconteceram no ginásio do colégio José de Deus Andrade, no FLACC – Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás e na Usina da Paz, sendo em bairros distintos da cidade, respectivamente.

Além dos eventos culturais o projeto conseguiu realizar a execução de duas oficinas de artes cênicas – teatro, com carga horária de 20h cada uma, sendo a primeira realizada na zona urbana e a segunda na zona rural. A oficina da zona urbana aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e foi destinada às crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos situado no bairro Novo Brasil e que atende crianças e jovens dos bairros: Novo Brasil, Novo Horizonte e Residencial Canaã.

Já a oficina de teatro na zona rural, teve como público-alvo os jovens residentes na Vila Planalto e imediações. De acordo com Jairon Gomes, coordenador do projeto em Canaã e primeiro secretário do Pontal, os dois momentos estiveram a cargo da condução de profissionais da própria comunidade e profissionais que têm capacidade técnica para a realização das oficinas, sendo eles Júnior Vaz no primeiro momento e Airton Carvalho no segundo.

Ainda dentro do balanço das entregas do ano de 2022, o Pontal realizou no mês de setembro a Formação de Instrutores de Artes ministrada pelo professor e doutor Alexandre dos Santos Filho. A formação aconteceu no auditório da UsiPaz, com carga horária de 30h e foi destinada a artistas, arte educadores, agentes culturais e pessoas interessadas em atuar como instrutores de artes no município.

Paralelamente a todas essas atividades houve a realização do mapeamento cultural de Canaã dos Carajás com a aplicação de questionários online e presencial por meio da atuação dos monitores do projeto, a fim de realizar um levantamento atualizado do mapa da cultura de Canaã em suas diversas linguagens artísticas. Material este destinado a publicação de uma revista digital, em breve.

O mapeamento foi um grande instrumento para o desenrolar de todas as outras atividades, ressalta Jairon Gomes, ao apontar os próximos passos do projeto para 2023. Ainda em janeiro, teremos o 4º evento cultural com a participação dos artistas da cidade e a realização de uma oficina na área da música, estamos em processo de organização das atividades, pondera o coordenador.

Já para o mês de fevereiro, asseguramos que teremos mais dois momentos de formações e a exposição de artes visuais com a participação dos artistas visuais, plásticos e fotógrafos da cidade de Canaã, Parauapebas e Marabá. Será um grande momento da celebração das artes visuais na região de Carajás, reforça Deize Botelho.

Para saber mais e ficar por dentro da programação do projeto, acesse a rede social em @pontalinstitutocultural e fiquem ligados nas novidades. Em 2023 a cultura vai tomar conta de Canaã! O projeto continua sendo possível graças ao Termo de Fomento Nº 08/2022 e Emenda Impositiva Nº15/2021 de autoria do vereador Anderson Mendes. Mais informações, você poderá obter pelo contato via WhatsApp em (94) 98434-9148 – Jairon Gomes e em nossas divulgações pelas redes sociais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90