Jornal In Foco Publicidade 1200x90
12/04/2018 às 16h17min - Atualizada em 12/04/2018 às 16h17min

Organização leva informações importantes para aos pequenos produtores da região

Uma palestra destinada aos produtores agrícolas familiares de Canaã dos Carajás foi realizada no auditório da Feira do Produtor, na manhã desta quinta-feira (12).

Virgínia Antony - Jornal In Foco
Ricardo Mesquita
O evento reuniu diversos profissionais técnicos da agropecuria que levaram informações de incentivo a possiveis novos empreendimentos na região.

O evento foi organizado pela Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado do Pará – FECAF, através do Presidente Municipal Henrique Goyo, que em parceria com Agência de Defesa Agropecuária – ADEPARÁ e Empresa de Assistência Técnica e a Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER promoveram a palestra com o tema Agroindústrias artesanal, experiências na agricultura familiar (laticínios e polpas de frutas).

 O intuito da palestra foi mostrar aos produtores agrícolas familiares, quais os procedimentos  tornam o seu produto de qualidade, e na oportunidade foram explorados diversos assuntos que envolvem a produção de laticínios e polpas de fruta.


Foto: Presidente da FECAF Pará em entrevista ao Jornal In Foco.

 Luiz Marinho, presidente da FECAF Pará, participou da ação e disse, “Nosso objetivo é organizar o produtor e inserir ele no mercado”, e ressalta que o produto de qualidade certificada, poderá  concorrer no mercado, e assim ter um maior alcance, o que gera mais renda. Luiz destacou que em breve será instalada uma unidade de beneficiamento de leite no município.


Foto: Paula Bouth da EMATER

“Nós viemos demonstrar as possibilidades que têm de ajuste do pequeno produtor, produtor familiar, para se enquadrar em produzir, que não é uma coisa tão complicada tão difícil como possa parecer num primeiro momento”, é que diz Paula Bouth da EMATER.  Ela complementa dizendo que é algo que todos da família podem colaborar, e com auxílio da ADEPARÁ vai vendo os meios de se adequar para começar as produções de qualidade, o que habilita venda em todo estado do Pará. 


Foto: Engenheira agrônoma da ADEPARÁ, Karen Neves.

A partir desse projeto, se fortalece a agricultura familiar, os pequenos produtores terão oportunidade de alcançar o mercado, uma vez que tenham o certificado da ADEPARÁ. E isso, amplia a geração de empregos e renda para o município. “Nós viemos mostrar para os produtores, a importância da legalização dos produtos tanto da área vegetal, quanto da área  animal. E o que acontece a partir do momento que esses produtores estiverem legalizados, é que eles vão sair da clandestinidade, e vão poder vender para todo o estado do Pará.”,É o que diz a engenheira agrônoma e fiscal estadual da agropecuária da ADEPARÁ, Karen Neves.


Foto: José Ribamar, produtor rural.

Para o produtor José Ribamar, o evento foi importante por levar mais informações para o pequeno agricultor familiar, “podemos sair daqui com mais ideias para o nosso negócio”, acrescentou.  

O prefeito Jeová Andrade esteve no evento e falou da importância de resgatar a produção agrícola da região, que já teve maior destaque. E apontou a necessidade de aumentar as atividades agropecuárias, e não limitar o município de Canaã dos Carajás apenas à exploração de minério. De acordo com o prefeito, parte do valor do Fundo Municipal do Desenvolvimento, será para financiar o empreendedorismo local. 

Programaçao do evento.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90