Ricardo Mesquita O evento reuniu diversos profissionais técnicos da agropecuria que levaram informações de incentivo a possiveis novos empreendimentos na região.
O evento foi organizado pela Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado do Pará – FECAF, através do Presidente Municipal Henrique Goyo, que em parceria com Agência de Defesa Agropecuária – ADEPARÁ e Empresa de Assistência Técnica e a Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER promoveram a palestra com o
tema Agroindústrias artesanal, experiências na agricultura familiar (laticínios e polpas de frutas). O intuito da palestra foi mostrar aos produtores agrícolas familiares, quais os procedimentos tornam o seu produto de qualidade, e na oportunidade foram explorados diversos assuntos que envolvem a produção de laticínios e polpas de fruta.
Foto: Presidente da FECAF Pará em entrevista ao Jornal In Foco. Luiz Marinho, presidente da FECAF Pará, participou da ação e disse, “Nosso objetivo é organizar o produtor e inserir ele no mercado”, e ressalta que o produto de qualidade certificada, poderá concorrer no mercado, e assim ter um maior alcance, o que gera mais renda. Luiz destacou que em breve será instalada uma unidade de beneficiamento de leite no município.
Foto: Paula Bouth da EMATER “Nós viemos demonstrar as possibilidades que têm de ajuste do pequeno produtor, produtor familiar, para se enquadrar em produzir, que não é uma coisa tão complicada tão difícil como possa parecer num primeiro momento”, é que diz Paula Bouth da EMATER. Ela complementa dizendo que é algo que todos da família podem colaborar, e com auxílio da ADEPARÁ vai vendo os meios de se adequar para começar as produções de qualidade, o que habilita venda em todo estado do Pará.
Foto: Engenheira agrônoma da ADEPARÁ, Karen Neves. A partir desse projeto, se fortalece a agricultura familiar, os pequenos produtores terão oportunidade de alcançar o mercado, uma vez que tenham o certificado da ADEPARÁ. E isso, amplia a geração de empregos e renda para o município. “Nós viemos mostrar para os produtores, a importância da legalização dos produtos tanto da área vegetal, quanto da área animal. E o que acontece a partir do momento que esses produtores estiverem legalizados, é que eles vão sair da clandestinidade, e vão poder vender para todo o estado do Pará.”,É o que diz a engenheira agrônoma e fiscal estadual da agropecuária da ADEPARÁ, Karen Neves.
Foto: José Ribamar, produtor rural. Para o produtor José Ribamar, o evento foi importante por levar mais informações para o pequeno agricultor familiar, “podemos sair daqui com mais ideias para o nosso negócio”, acrescentou.
O prefeito Jeová Andrade esteve no evento e falou da importância de resgatar a produção agrícola da região, que já teve maior destaque. E apontou a necessidade de aumentar as atividades agropecuárias, e não limitar o município de Canaã dos Carajás apenas à exploração de minério. De acordo com o prefeito, parte do valor do Fundo Municipal do Desenvolvimento, será para financiar o empreendedorismo local.
Programaçao do evento.