Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/04/2018 às 07h42min - Atualizada em 11/04/2018 às 07h42min

​Sem papas na língua

“Eu tenho vergonha de dizer que sou vereador de Canaã dos Carajás”. A frase do vereador Anderson Mendes marcou a décima sessão ordinária

Virgínia Antony - Jornal In Foco
Ricardo Mesquita
Na noite de ontem, terça-feira (10), aconteceu a décima sessão ordinária, na câmera legislativa de Canaã dos Carajás. O momento foi marcado por fortes declarações do vereador Anderson Mendes, que fez duras críticas ao governo do município.



Foto: Anderson Mendes durante discurso na tribuna

“Eu tenho vergonha de dizer que sou vereador de Canaã dos Carajás”. A frase do vereador Anderson Mendes marcou a décima sessão ordinária. Convidado à tribuna, Mendes discorria a respeito de melhorias para a segurança pública, apontando a falta de policiais e de viaturas para o município. A partir disso, o vereador começou a fazer duras críticas, e continuava a fala justificando seu motivo de vergonha. Suas razões seriam a falta de planejamento, e má gestão por conta da equipe do governo municipal, e disse sem meias palavras que a considera fraca, e foi enfático ao dizer, “não é o caso de todos, mas alguns eu não chamaria nem para cuidar do chiqueiro da minha chácara”. Ele acrescentou dizendo que as recentes mudanças não trouxeram esperança alguma, e que é necessário dar um choque no governo.

Com a atitude se ouviu alguns rumores de apoio vindo da plateia, e olhares curiosos com a ousadia das palavras usadas pelo vereador Anderson Mendes. Após tal discurso, o clima ficou um tanto mais quente, alguns dos demais vereadores presentes, disseram concordar em partes, outros, entretanto, o alfinetaram em seus discursos.
 
Resumo da Sessão

O presidente da casa, o vereador Junior Garra, deu início a 10ª sessão, e de acordo com pauta do dia, convidou o Procurador-Geral do Município, Hugo Leonardo, para subir à tribuna para dar maiores esclarecimentos a respeito das últimas ações da procuradoria entre 2017 e 2018, como também falar sobre as mudanças que acontecerão para uma melhor prestação dos serviços jurídicos para o município, com um trabalho mais intensificado. A procuradoria irá funcionar das 8h às 18h ininterruptamente.


Foto: Junior Garra Presidente da Câmera

Em seguida, quem se apresentou a tribuna foi o Vereador e Presidente da Câmera Legislativa, Júnior Garra, que fez a seguinte indicação: que se façam obras imediatamente para recuperação das estradas VP 20 e na VP 21, que é uma reivindicação dos moradores da região. A indicação foi aprovada pelos vereadores.  
Logo depois, quem teve a palavra foi o vereador e vice-presidente Wilson Leite, que fez elogios a entrega simbólica da praça da Bíblia, que ocorreu no sábado (07), no bairro Novo Horizonte. Além disso, comentou sobre as trocas dos secretários, e falou que é preciso unir forças e ideias para se driblar a crise, tomando atitudes necessárias para começar a caminhar. E fez menção a frase de Agostinho, “Eu prefiro os que me criticam porque me ajudam, os puxa-sacos só querem me extorquir”.

O Projeto de Lei nº001/2018 de autoria do legislativo foi votada pela segunda vez e aprovada pelos vereadores presentes.
Houve uma outra indicação, de autoria de Júnior Garra, sobre os postos de gasolinas do município. Foi falado sobre os riscos que os postos de gasolinas oferecem, e que deve ser evitado pontos de abastecimentos próximos a escolas, creches, dentre outras coisas, fora o seu alto poder de contaminação do solo devido os resíduos. A lei prevê a distância mínima entre um posto e outro ser numa distância de 1000m. Isso ajudará na melhor distribuição de postos no município. Essa indicação também foi aprovada pelos vereadores.

A vereadora Maria Pereira, não fez um discurso longo, mas comentou ligeiramente sobre possíveis irregularidades no governo, “tem algo de errado, mas não sei o que é”.

Já, o vereador Geisiel Ribeiro, comentou da viajem que fez a Brasília com intuito de lutar pelos produtores rurais da região, quem esteve também na Capital Federal foi o vereador Amintas Ferreira, popularmente chamado de “baiano do hospital”. Ele comentou sobre a importância do produtor rural, e justificou a viagem defendendo a classe que faz com que o alimento chegue à mesa, e pede respeito aos produtores.

O vereador João Nunes disse que esteve com o prefeito e viu entusiasmo. Ele também comentou que sempre haverá problemas, e ressaltou algumas dificuldades que o município enfrenta, e maior delas é falta de emprego.


Foto: Rael da Marcenaria comentando sobre problemas do município

Rael da Marcenaria, por sua vez, pontuou diversos problemas do município, tais quais como: falta de emprego, falta de saneamento, aumento do número de roubos, drogas, prostituição e falta de oportunidade de estudo. E discursou que anda a pé nas ruas da cidade e percebe quantas demandas existem, que são reflexos de uma população quase dobrou em número habitante nos últimos anos, mas que é preciso fazer Canaã dos Carajás voltar a sorrir, e reforçou seu compromisso com sociedade.

O Vereador Hélio Ferreira, comentou sobre assuntos discorridos na assembleia, e atentou que as obras das estradas nas VPs 20 e 21, devem ser feitas corretamente, pois material para tal tem. Também comentou sobre o discurso do vereador Anderson Mendes, e disse se sentir prejudicado, quando Mendes cita que faz doações, e ele não tem a mesma condição, e a partir disso alguns eleitores podem avaliar como um sendo melhor que o outro.


Foto: Vereador Dionísio Coutinho

Para, o vereador Dionísio Coutinho, foi à tribuna e disse que as dificuldades existem em todos os mandatos, comentou as limitações para a utilização dos recursos. Ele disse estar satisfeito, e não ter vergonha de andar pela cidade por não ser o responsável pela crise qual enfrenta. “Se um dia eu tiver vergonha, eu saio disso”.


Foto: Vereador e líder do governo Wilson Leite

Por fim, o vereador e líder do governo, Wilson Leite fez um convite para que todos os vereadores fizessem parte de uma reunião para traçar novas metas, e fazer um planejamento para 2018 e adiante. “É momento de darmos as mãos”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90