Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/12/2022 às 12h57min - Atualizada em 26/12/2022 às 12h57min

Pará tem cidades destacadas em ranking de investimentos

Pesquisa indica que Estado possui ambiente adequado para se investir em diversos setores, principalmente na área de serviços

dol

A cidade de Breves, no Arquipélago do Marajó, está entre os 20 melhores municípios brasileiros para fazer negócios no setor de serviços. Décimo sétimo na lista de 100 cidades que oferecem um ambiente adequado para investimentos no setor, o ranking é elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame.

Com mais de 104 mil habitantes, Breves é considerada uma capital sub-regional de alta influência na região do Arquipélago do Marajó. O recorte de serviços usado para a elaboração do ranking avalia, entre outros critérios, a dinâmica de empregos locais, indicadores de infraestrutura disponíveis e o potencial de ancoragem da cidade em relação à atração de empresas complementares.

Publicado desde 2014, o ranking sobre Melhores Cidades para Negócios em Serviços inclui outras cidades paraenses. Além de Breves, indicada pela primeira vez no levantamento feito pela consultoria Urban Systems, também estreiam: Marituba (54º em 100), Marabá (75º), Parauapebas (77º), Abaetetuba (95º) e Ananindeua (96°).

Barcarena, citada na publicação anterior, em 2021, teve uma evolução no ranking saindo da 89ª posição para figurar na 32º. Já Belém sofreu queda de um ponto em relação ao ano passado, passando para a 24ª colocação entre as 100 melhores cidades brasileiras para investimentos no setor de serviços (era a 23ª em 2021).

São Paulo é a unidade da Federação com mais municípios com melhor ambiente para investimento em serviços, com 32% entre as 100 ranqueadas. O Pará é o segundo com maior volume de cidades indicadas para esse tipo de investimento, Santa Catarina com sete e Rio Grande do Sul seis. A paulista Barueri foi a mais bem avaliada no ranking.

De acordo com os analistas que elaboram o Estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios, o cenário macroeconômico nas cidades brasileiras em 2022 teve alterações nos 6 eixos econômicos analisados: Comércio, Serviços, Indústria, Construção Civil, Agropecuária e Educação, quando comparado aos anos de pandemia em razão dos impactos sofridos nos anos anteriores.

Elaborado com o intuito de mapear cidades atrativas para negócios, a publicação tem auxiliado investidores e empreendedores a direcionar investimentos e negócios, além de trazer ao setor público, principalmente o municipal, direcionamentos para questões que devem se atentar para auxiliar na atração de negócios.

O Pará teve 18 municípios destacados no ranking. No eixo que avalia as 100 melhores cidades para se investir na indústria, o Pará teve dois municípios destacados entre os 50 primeiros: Itaituba em 20º e Marabá em 27º. Nenhum desses dois municípios foi citado na pesquisa anterior.

Marabá também aparece na análise setorial para investimentos em educação. A empresa de consultoria Urban Systems considera este um setor de extrema importância para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. “A educação não é apenas algo básico, de caráter público e obrigatório, mas é também um indutor do desenvolvimento sustentável social e econômico, por permitir que a população de uma cidade se capacite para atender a uma demanda empresarial, como capital humano dos setores econômicos locais, como também tenha condições de empreender por meio de inovação e criação, trazendo soluções para problemas locais ou regionais”, avaliam os analistas.

Além de Marabá, que aparece na 72º colocação, Parauapebas (56ª) foi listada como uma cidade onde vale a pena investir em estruturas ligadas à educação.

Outro setor de investimentos que avalia bem as possibilidades nas cidades paraenses é o do mercado imobiliário, que coloca Belém na 25ª posição entre 100 municípios ranqueados. No ano passado, a capital paraense ocupava a 28ª colocação. Ananindeua aparece pela primeira vez listada em 80º lugar.

Foram identificados como municípios positivos para a atração do setor do comércio Parauapebas (46º) e Paragominas (87º). As duas cidades estreiam no ranking de melhores oportunidades para investimentos.

AGRO

A Agropecuária tem atrativos para novos investidores em três municípios paraenses: Paragominas (35ª colocação em 100), Abaetetuba (39ª) e Santarém (85º). As cidades paraenses também estreiam no ranking. Ao todo, 15 dos 18 analisados no total figuram pela primeira vez na lista dos 100 melhores classificados.

As avaliações feitas pela consultoria consideram a dimensão de futuro com olhar para as boas perspectivas de investimento em cada setor analisado. Para os analistas, essa avaliação possibilita que o município assuma o papel de protagonista do desenvolvimento a partir da identificação das oportunidades dentre os diversos segmentos.

PARA ENTENDER

O Estudo

O estudo foi publicado pela Revista Exame. Os resultados desta edição podem ser consultados diretamente na plataforma online Urban Systems É possível filtrar as cidades por região, por estado e eixo econômico: Mercado Imobiliário, Comércio, Serviços, Educação, Indústria e Agropecuária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90