Jornal In Foco Publicidade 1200x90
05/12/2022 às 11h28min - Atualizada em 05/12/2022 às 11h28min

PC dá detalhes sobre operação contra "novo cangaço" no Pará

Polícia Civil apresentou à imprensa o material apreendido na operação deflagrada contra os suspeitos de roubo a dois bancos em Garrafão do Norte na última quarta-feira (30).

dol

O trabalho investigativo e de apuração dos fatos por parte das forças de segurança do Pará resultaram na rápida prisão de quatro homens envolvidos no assalto a duas agências bancárias em Garrafão do Norte, ocorrido na última quarta-feira (30).

Na manhã desta segunda-feira (05), a Polícia Civil expôs à imprensa o material apreendido na operação de combate aos criminosos em uma coletiva realizada na Delegacia-Geral, no bairro de Nazaré, em Belém.

Veja também:

Quadrilha invade loja e faz clientes e funcionários reféns

PRF confirma 16 atropelados e 2 mortos no Oeste paraense

Entre armas de grosso calibre, como fuzis, carabinas, espingardas, submetralhadoras e demais armamentos de cano longo, além de munições e coletes balísticos, os criminosos também detinham grandes quantidades de entorpecentes, que também foram apreendidos pela força-tarefa que reuniu diversos órgãos de segurança pública.

"Cabe enaltecer o trabalho realizado pelas forças de segurança de forma integrada", pontuou o secretário de Estado de Segurança e Defesa Social, Ualame Machado, que comentou como a repressão a esta modalidade de crime tem surtido efeito nos últimos anos.

Ualame Machado, titular da Segup, comentou resultados da repressão ao "novo cangaço" no Pará

Ualame Machado, titular da Segup, comentou resultados da repressão ao "novo cangaço" no Pará

 Ualame Machado, titular da Segup, comentou resultados da repressão ao "novo cangaço" no Pará | Sancha Luna/RBATV
  

 

"A gente tinha um número de 19 fatos dessa natureza, conhecido como 'novo cangaço', em 2018; tínhamos 15 registros em 2019; em 2020, tivemos três, representando uma redução muito grande", explicou o titular da Segup. De acordo com os dados divulgados, houve uma redução de 89,47%.

Ualame ressalta que, no ano passado, não houve nenhum registro deste tipo de crime. Até meados de 2022, o último caso de "novo cangaço" no Pará tinha acontecido em 1º de dezembro de 2020, na cidade de Cametá.

Já em 2022, são dois casos registrados até então: este ocorrido na semana passada, em 30 de novembro, e o registrado em Ipixuna do Pará, em 30 de julho.

PRISÕES

Os homens envolvidos no assalto a agências da Caixa e do Banpará em Garrafão do Norte foram localizados no sábado (03). O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou as prisões por meio de suas redes sociais. Quatro suspeitos estão detidos e foram transferidos para Belém no domingo (04). Segundo a Segup, outros quatro criminosos morreram na operação.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social compartilhou com a imprensa uma relação com os nomes dos presos e mortos na operação, os quais, em sua maioria, já possuíam ligação com o mundo do crime; confira abaixo:

- Presos

1 - Jociley Souza de Moura, de 26 anos, natural de Santa Isabel do Pará: tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e é sobrinho do megatraficante Jocicley Barros de Moura, vulgo "Dote", atualmente preso no CRPP2 por um homicídio em Fortaleza-CE;

2 - Willyami Davi Fonseca de Moura, de 23 anos, natural de Belém: filho do megatraficante Jocicley Barros de Moura, vulgo "Dote";

3 - Lucinaldo Pereira Silva, vulgo "Pelado", de 38 anos, natural de Tracuateua;

4 - Raimundo Nunes Ferreira, de 50 anos, natural de São José de Belmonte-PE: fugitivo da Penitenciária de Salgueiro-PE, onde cumpria pena por tráfico de drogas.

- Mortos

1 - Galdino Coelho Feitosa Neto, de 30 anos, natural de Teresina-PI: envolvido em roubo a banco e a carro-forte no estado da Bahia;

2 - José Evandro de Souza Gonçalves, de 51 anos, natural de Bujaru: respondia criminalmente por homicídio;

3 - Jerson Silva Souza, vulgo "Pastorzinho", de 29 anos, natural de Ananindeua: respondia por roubo majorado;

4 - Antônio Carlos de Souza Araújo, de 34 anos, natural de Paragominas: respondia por dois crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90