Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/12/2022 às 17h47min - Atualizada em 04/12/2022 às 17h47min

Raio atinge mulher que estava próxima de campo de futebol

O incidente aconteceu em Marabá no sudeste paraense na manhã deste sábado (3). O raio atingiu uma torcedora, embaixo de uma mangueira, próximo a um campo de futebol

dol
 

Nesse período de chuvas, é comum presenciar com maior frequência a incidência de raios na Amazônia. 

Todos os anos, o Brasil é atingido por cerca de 77,8 milhões de descargas elétrica, o que representa a maior recorrência de raios no mundo.

Na capital amazonense, houve um aumento, nos últimos 30 anos, de 50% na incidência de raios. Manaus é o segundo lugar com mais mortes provocadas por descargas elétricas no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.

O Portal Amazônia explica qual a projeção futuramente para ocorrência de raios e porque a Amazônia é um dos lugares do mundo onde caem mais relâmpagos.

 

Mulher estava próximo ao campo da Chácara Primavera quando foi atingida pelo raio

Mulher estava próximo ao campo da Chácara Primavera quando foi atingida pelo raio

 Mulher estava próximo ao campo da Chácara Primavera quando foi atingida pelo raio | Reprodução
 

Um desses raios caiu na manhã deste sábado (3) e atingiu uma mulher em Marabá no sudeste paraense. 

Segundo informações do portal Debate Carajás, o raio atingiu uma torcedora, embaixo de uma mangueira, próximo a um campo de futebol, no Bairro São Félix 3, em Marabá, no sudeste do Pará.

De acordo com testemunhas, a vítima estava em uma roda de conversa com outros torcedores, ao celular, o raio atingiu a mulher “em cheio” e destruiu até mesmo o espelho de um galpão. As demais pessoas não foram atingidas. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e removeu a mulher ferida para o Hospital Municipal de Marabá (HMM), em estado grave, devido à descarga elétrica, porém viva.

Aumento da incidência

Um estudo publicado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revela que entre os anos de 2081 e 2100, o a incidência de raios deve alcançar a casa dos 100 milhões por ano.

Na Amazônia, esse número já chega a 30 milhões por ano. São 13,4 raios por quilômetro quadrado.

O coordenador do Elat, Osmar Pinto Júnior, ressalta que a Amazônia é uma das três regiões no mundo com a maior incidência de descargas elétricas "Isso ocorre devido a localização geográfica próxima à linha do Equador e a alta umidade por conta da floresta", explica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90