Jornal In Foco Publicidade 1200x90
02/04/2018 às 19h15min - Atualizada em 02/04/2018 às 19h15min

​02 de abril comemora-se o dia Internacional do Livro Infantil

A literatura é a porta de entrada para um universo lúdico e cheio de possibilidades

Ana Paula Oliveira
Fotos: Professora Suzana Oliveira
02 de abril comemora-se o dia Internacional do Livro Infantil 

A literatura é a porta de entrada para um universo lúdico e cheio de possibilidades. Uma criança que recebe o estímulo à leitura certamente será um adulto leitor e todos nós sabemos dos incontáveis benefícios que o hábito de ler proporciona em diversos aspectos da nossa vida. Para divulgar a leitura e assim conquistar novos adeptos, foi instituído o Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado a cada dia 2 de abril.

 A data foi escolhida para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido no dia 02 de abril de 1805. Hans foi o primeiro escritor a criar histórias com linguagem adaptada para as crianças.


Crianças da educação municipal em momento de leitura

No Brasil, nomes como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Pedro Bojunga, Zeraldo, entre outros, há anos divulgam a literatura infantil, que por aqui é comemorada no dia 18 de abril, dia que marca o aniversário de nascimento do precursor do gênero no país, o escritor Monteiro Lobato. Lobato não só produziu clássicos da literatura infantil, vide as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, Como também traduziu e adaptou os clássicos mundiais, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, e Robin Hood, lenda inglesa recontada por vários escritores.

Mas do que lembrar e celebrar a data, é fundamental que a literatura infantil seja divulgada, para que possa, então, tornar-se uma realidade na vida das crianças. Vale ressaltar que, além de permitir que as crianças explorem as inesgotáveis possibilidades que existem no mundo da imaginação, o hábito da leitura é fundamental para o aumento da proficiência da escrita e da própria leitura. Ler, além de ser divertido e prazeroso, é também fonte de conhecimento que uma sociedade crítica e pensante é construída. 



As fotos expostas são do acervo da professora Suzana Oliveira, da turma do 3° ano do ensino fundamental da Escola João Nelson, do ano de 2017. Além de incentivar a leitura na escola, ela dava a tarefa de cada aluno levar um livro para casa na intuição de praticar a leitura e a escrita ao transcrever a história para o caderno.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90