Jornal In Foco Publicidade 1200x90
25/11/2022 às 10h50min - Atualizada em 25/11/2022 às 10h50min

Vila Planalto receberá Oficina de Teatro Canaã, Berço da Cultura Criativa

- Jornal In Foco

A comunidade da Vila Planalto será contemplada com a ação do projeto Canaã, Berço da Cultura Criativa – Oficina de Teatro. A iniciativa é da Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará – Pontal Instituto Cultural, que constatou o potencial das artes cênicas de grupos de teatro, dança e quadrilha junina atuantes na Vila, durante o mapeamento cultural do município realizado em 2022.

O resultado do Mapeamento Cultural do Município, em parceria com a empresa Tallentus Amazonia, revelou o potencial das artes cênicas da Vila Planalto, impulsionando a execução da Oficina de Teatro na localidade, como forma de oportunizar o aprimoramento dos grupos existentes e estimular a criação de novos grupos de culturas populares. Nessa perspectiva, serão beneficiados adolescentes, jovens e adultos residentes na Vila, que atuam ou desejam atuar nas artes cênicas, afirma Deize Botelho, coordenadora geral do projeto.

O caminho traçado foi feito na perspectiva de contemplar a população que vive e constrói uma história social e cultural do município, só que na zona rural, ou seja, as pessoas interessadas que vivem nas vilas, nos sítios, assentamentos ou fazendas em torno da Vila Planalto; destaca o coordenador do projeto e diretor do Pontal – Instituto Cultural, Jairon Gomes.

A Oficina de Teatro ocorrerá no período de 28 de novembro a 02 de dezembro, com carga horária de 20 horas, de segunda a sexta-feira, a partir das 18 horas, na sede da Associação dos Produtores Rurais.

O instrutor de Teatro, Airton Carvalho Fonseca, assegura que será feito um trabalho com os participantes, com o objetivo de construir uma apresentação abordando a temática do Natal, a ser apresentada este ano como resultado de todo o processo criativo desenvolvido com a turma. Airton é pós-graduado em Gestão, Orientação e Coordenação Pedagógica e pós-graduado em Educação Especial. Possui experiência de dez anos na educação. Atua como Diretor de grupos de teatros, dança e quadrilhas juninas no município de Canaã dos Carajás.

A primeira oficina de teatro do projeto foi ministrada pelo diretor de teatro Júnior Vaz, atendendo crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social da área urbana de Canaã, contemplando moradores dos bairros Novo Brasil, Residencial Canaã e Novo Horizonte. Naquela ocasião, foi trabalhado as questões básicas do teatro como linguagem artística onde os participantes puderam ter um contato mais intenso com o universo do teatro em seus conceitos teóricos e prático. O resultado foi bem proveitoso, sinaliza Júnior Vaz, que teve a responsabilidade de despertar a sensibilidade artística dos participantes.

Importante ressaltar que o projeto Canaã, Berço da Cultura Criativa realizou recentemente um Evento Cultural dentro da programação do 3º FLACC – Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás. Na oportunidade utilizou o Palco das Artes para apresentação teatral dos alunos da rede pública de educação da Vila Planalto, encenando a peça “Quem tem medo de Curupira”. A participação da Vila Planalto foi um dos destaques que receberam os aplausos do grande público presente.

Mais informações, você poderá obter pelo contato via What’sApp em (94) 98434-9148 – Jairon Gomes e em nossas divulgações pelas redes sociais do @pontalinstitutocultural. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás via Termo de Fomento Nº 08/2022 e Emenda Impositiva Nº 015/2021 de autoria do vereador Anderson Mendes.

 

Informações:

Oficina de Artes Cênicas – Teatro na Vila Planalto

Período de Inscrição: De 23 a 27 de novembro.

Período da Oficina: De 28 de nov a 02 de dez.

Instrutor: Airton Carvalho Fonseca

Local: Associação dos Produtores Rurais – Vila Planalto

Link para Inscrição: https://forms.gle/UTYm7awLYQe8hE5s7 ou QR Code.

Horário: 18h

Ao final teremos a emissão de certificado aos participantes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90